em

Manutenção encosta carros do Siate e Samu em Ponta Grossa

Das cinco ambulâncias do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergências (Siate), disponíveis em Ponta Grossa, três estão afastadas para manutenção. A situação sobrecarrega o trabalho das equipes, que precisam contar com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel e de Urgência (Samu) para dar conta da demanda das ocorrências na cidade.

Apenas dois veículos estão em funcionamento, uma ambulância no quartel do Corpo de Bombeiros na região central e outra na unidade do bairro Nova Rússia. "Destas três ambulâncias, uma foi afastada em decorrência de acidente de trânsito ocorrido há cerca de algumas semanas. Esse episódio contribuiu para que ficássemos sem mais um veículo", disse o capitão Bruno José Guedes Fidalgo, comandante do 1° SGB, em entrevista ao Jornal Diário dos Campos.

A situação, segundo o capitão, não interrompe os atendimentos à população, mas aumenta a demanda de ocorrências que precisam ser atendidas pelas equipes. "Uma ambulância do quartel central, por exemplo, ao invés de atender 12 ocorrências, irá prestar atendimento para muitas outras em demais regiões. Por isso, nós contamos com o apoio do Samu, que também realiza esse atendimento pré-hospitalar. Dessa forma, a população não fica desassistida", garante Fidalgo.

Com relação aos veículos em manutenção, o capitão prevê que duas ambulâncias deverão voltar a operar em, aproximadamente, 20 dias. "Sobre a terceira, envolvida em acidente, o trâmite é um pouco mais demorado, por conta de inquérito técnico e o levantamento de informações que serão encaminhadas à seguradora para então iniciar o conserto", informou.

"Uma ambulância do quartel central, por exemplo, ao invés de atender 12 ocorrências, irá prestar atendimento para muitas outras em demais regiões" – capitão Bruno José Guedes Fidalgo, comandante do 1° SGB. (Foto: José Aldinan)

Samu

A mesma situação se estende para as ambulâncias do Samu que, de acordo com a Fundação Municipal de Saúde, das oito disponibilizadas para atender Ponta Grossa, além de um veículo de intervenção rápida (VIR), três seguem afastadas por motivos de manutenção. Uma delas, inclusive, também se envolveu em acidente na última semana.

"A mesma tem seguro e será arrumada. As outras duas estão previstas para manutenção preventiva e corretiva. Já cinco veículos estão em pleno funcionamento. De acordo com a portaria que instituiu o Samu, o ideal seriam três ambulâncias básicas e uma alfa para atender a demanda de Ponta Grossa", garantiu a Saúde.

Manutenção

De acordo com a Fundação de Saúde, existe um termo de cooperação técnica entre Estado e Município onde prevê que a Prefeitura também pode auxiliar na manutenção das ambulâncias do Siate e Samu.

"A Prefeitura tem contrato com empresa terceirizada para realizar manutenção preventiva e corretiva para toda frota da Fundação Municipal de Saúde e o Samu faz parte. Já com relação ao Siate, no momento está sendo verificado qual é o problema das ambulâncias. No entanto, o Estado também possui contrato de manutenção destes veículos", apontou a Fundação.

O DC também entrou em contato com a Secretaria Estadual de Segurança Pública para falar sobre a manutenção das ambulâncias do Siate. Por e-mail, a pasta informou que a reportagem deveria conversar com o Departamento de Gestão do Transporte Oficial (Deto) para falar sobre o assunto. Por telefone, o responsável pelo órgão informou que precisaria das placas das ambulâncias que estão em manutenção para informar os prazos.

Manutenção de ambulâncias paradas deve ficar pronta em 20 dias. (Foto: Fábio Matavelli)

Relembre

Na última semana, o deputado Plauto Miró Guimarães Filho (DEM) apresentou novidades que deverão contemplar 2° GB com recursos, na ordem de R$ 3 milhões, do governo do Estado, para a aquisição de novos equipamentos de combate a incêndio, socorro e resgate.

De acordo com o protocolo encaminhado à Casa Civil, os quarteis de Ponta Grossa deverão receber dois caminhões, sendo um Auto Bomba Tanque (ABT) e outro Auto Bomba Tanque e Resgate (ABTR).

Também está prevista a compra de uma caminhonete, duas ambulâncias, equipamentos de proteção respiratória e dois desencarceradores hidráulicos para resgatar vítimas presas em ferragens.

Ocorrências atendidas pelo Siate/Ponta Grossa/2019

Acidentes de Trânsito

Junho – 155

Julho – 170

Agosto – 156

Atendimento Pré-Hospitalar*

Junho – 284

Julho – 254

Agosto – 278

Obs: Atendimentos pré-hospitalares são as ocorrências em que mais são utilizadas as ambulâncias do Siate e envolvem situações como ferimentos por arma branca, ferimentos por armas de fogo, problema clínicos, queda de pessoa de plano elevado e mesmo nível, agressão, entre outras.

Fonte: 2° Grupamento Corpo de Bombeiros

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.