Menu
em

PG refaz sinalização e elimina mais de 40 vagas de estacionamento

Foto: José Aldinan

O aguardado recapeamento de ruas do Bairro Estrela, em Ponta Grossa, acabou vindo com uma surpresa que não agradou a todo mundo. Após a nova sinalização ser concluída, no último dia 13, mais de 40 de vagas de estacionamento acabaram sendo retiradas das ruas de uma região que tem crescido em comércio e serviços, e que inclui clínicas médicas e a própria UPA Santana.

Vagas de estacionamento

A reportagem do DCmais esteve nas ruas Carlos Osternack, Nestor Guimarães e Rua Coronel Dulcídio, próximas ao Centro, onde é possível ver que vagas para estacionamento rápido, bem como vagas comuns de EstaR foram retiradas das vias. Comerciantes do local mostraram insatisfação em relação à medida que foi tomada sem aviso prévio pelo Departamento de Transporte.

Parada rápida

“Eu confesso que não entendi o porquê dessa mudança radical em relação às vagas de estacionamento. Para nós do comércio local atrapalhou demais. A nossa região já sofre demais com a escassez de vagas, as pessoas da Unimed ou UPA Santana também não conseguem estacionar. Eu tenho certeza que todos os comerciantes da região não ficaram felizes com essa mudança”, afirma Marina Elias Valentini, proprietária de um café na Rua Carlos Osternack, que teve retirada vaga de parada rápida e de EstaR.

Faixa de pedestres

A engenheira de produção Maria Carolina Pariz, que trabalha em um edifício na Rua Nestor Guimarães, notou outro impacto das medidas: “Fizeram todo o asfalto novo na Rua Silva Jardim e tiraram as faixas de pedestre para quem atravessa na rotatória. Então, além de ter que estacionar na biblioteca, não temos segurança para atravessar a rua”, relata.

Cabe lembrar que a ausência de faixa de pedestres nesse mesmo local levou o DCmais a publicar reportagens entre março e outubro de 2019, período no qual não houve faixa de pedestres no trecho.

Impacto na vizinhança

A reportagem do Dcmais perguntou se foi feito estudo sobre o impacto na vizinhança pela prefeitura, ao retirar, simultaneamente, mais de 40 vagas de estacionamento de uma mesma região.

Em resposta, a prefeitura informou que “a alteração se dá em virtude da necessidade de adequar as vias ao aumento da frota e do fluxo de veículos nos trechos, sendo utilizado para tal a ampliação das faixas de rolamento.

As adequações acontecem mediante análise do Departamento de Engenharia de Tráfego, que atualmente estuda a possibilidade da ampliação de vagas em outras ruas da região como, por exemplo, a rua Estanislau Piekarski”. A prefeitura acrescentou que realiza a ampliação de vagas de estacionamento em outros casos. Recentemente, isso ocorreu na Rua Emílio de Menezes e na Rua Nilo Peçanha.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile