em

PG quer normalizar número de médicos até 14 de janeiro

A Prefeitura de Ponta Grossa acredita que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão com as vagas para médicos preenchidas até o próximo dia 14. A expectativa leva em consideração os prazos previstos para contratação por meio dos editais lançados pelo governo federal para o programa Mais Médicos, ainda no final de 2018.

Segundo o município, os médicos contratados por meio do primeiro edital eram em número de 35 até o final da primeira quinzena de dezembro. Atualmente, eles são 37, já contando com aqueles que assumiram através do último edital. No entanto, outros 19 profissionais que faltam já se habilitaram a trabalhar nas UBS da cidade e, entre os dias 7 e 10, devem se apresentar e iniciar o trabalho, o que deve fazer com que o atendimento médico esteja normalizado até dia 14.

A corrida contra o tempo é para devolver à população o total de 56 médicos que atuavam na cidade até novembro, quando Cuba decidiu retirar seus profissionais do programa Mais Médicos. Segundo a prefeitura, são 54 as UBS no município, e todas contavam com os profissionais cubanos, que agora estão sendo substituídos por brasileiros ou profissionais de outras nacionalidades. Ainda de acordo com a prefeitura, o atendimento pós feriado prolongado é normal em todas as UBS. Naquelas onde, eventualmente, ainda não há médicos, pode ocorrer o encaminhamento de pacientes a outras unidades próximas, informa a Secretaria Municipal de Saúde.

 

Brasileiros

Com dificuldade de preencher as vagas deixadas pelos cubanos, o Ministério da Saúde prorrogou o prazo para escolha de vagas por médicos formados fora do país e que já enviaram documentação para participar do programa. Agora, brasileiros graduados no exterior têm até os dias 23 e 24 de janeiro para selecionarem os municípios de alocação. Nessa etapa, foram disponibilizadas 842 vagas em 287 municípios e 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Os postos abertos são referentes às localidades não ocupadas na segunda seleção aberta para médicos que possuem registro no Brasil. (Com Agência Brasil)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.