em

PG oscila nos últimos anos nos Jojup’s

Ponta Grossa ficou em quinto no quadro de medalhas nos Jogos da Juventude, uma posição acima do que esteve ano passado

Leila Nunes/Divulgação
 Representada pelo Operário, Ponta Grossa venceu nos Jojup’s após 24 anos

 

A 25ª edição dos Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s), disputada em Campo Mourão, de 7 a16 de outubro, chegou ao fim no último domingo (16), e Ponta Grossa fechou sua participação com 47 medalhas, sendo 22 de ouro, 10 de prata e 15 de bronze. O primeiro lugar no quadro de medalhas ficou com Curitiba, que somou 73 medalhas de ouro, 53 de prata e 48 de bronze.

Ponta Grossa obteve a quinta posição no quadro de medalhas, e confirmou uma oscilação nas últimas quatro edições dos Jojup’s. No ano passado a cidade ficou com o sexto lugar, com 35 medalhas. Em 2009 e 2008 a delegação ponta-grossense ficou em quinto lugar na classificação.

Das 47 medalhas de Ponta Grossa, 22 foram de ouro, 10 de prata e 15 de bronze. As modalidades de xadrez, taekwondo e natação foram responsáveis por 74% das conquistas ponta-grossenses. Dentre as modalidades coletivas o destaque ficou por conta da medalha de ouro do futebol, obtida no torneio da divisão “A”. Feito que só havia ocorrido em 1987, quando a competição teve sua primeira edição, em Ponta Grossa.

Londrina ficou em segundo lugar no quadro de medalhas, com 43 de ouro e Maringá, em terceiro com 28. O município-sede foi o quarto, com 27 ouros. O troféu de campeão de disciplina foi ganho por Londrina.

Modalidades como atletismo, ginástica rítmica, handebol, karatê e vôlei de praia saíram de Campo Mourão sem medalhas. A delegação ponta-grossense disputou os Jojup’s deste ano com cerca de 300 pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes e pessoal de apoio.

A fase final dos Jojups envolveu perto de cinco mil atletas em 16 modalidades: atletismo, basquete, ciclismo, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Foram 532 equipes de 106 municípios disputando os troféus e medalhas. As equipes são seleções municipais formadas por atletas com até 18 anos de idade. Estiveram em disputa 39 títulos, 20 em modalidades coletivas (9 na Divisão B e 11 na Divisão A) e 19 nas individuais.

 

IGUAL

As três primeiras colocações no quadro de medalhas deste ano nos Jojup’s mantiveram as mesmas cidades do ano passado. A diferença, no entanto, é que Curitiba subiu do terceiro para o primeiro lugar, enquanto que Londrina saiu do primeiro para o segundo, e Maringá, de segundo para terceiro. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.