em

PG já usou todo o estoque de cabos de cobre previsto para 2021 em manutenções por furto

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ponta Grossa busca alternativas para coibir a ação de vândalos na iluminação pública da cidade. Em decorrência de furtos e vandalismo, somente nos três primeiros meses deste ano, a Agência de Fomento Econômico de Ponta Grossa (Afepon) usou em manutenções e substituições todo o estoque de fiação de cobre previsto para 2021. São dois mil metros de cabo.

Para os próximos trabalhos de manutenção e substituição na iluminação pública, a Afepon está licitando cabo de alumínio, coibindo o furto e depredações que deixam áreas públicas sem iluminação.

“A ação de vândalos e o furto da fiação acabam tomando o tempo e material das nossas equipes em áreas que já tinham serviço com qualidade. Finalizada a licitação do cabeamento de alumínio, nossas equipes poderão intensificar os trabalhos de manutenção e substituição. Além dos reparos em estruturas vandalizadas, a Afepon já atendeu a solicitação de mais de 3.800 moradores este ano”, explica a presidente da Agência, Tônia Mansani.

De janeiro a março, a Afepon contabilizou o furto de cabos de cobre em estruturas de iluminação pública no Parque Ambiental, na Praça Barão do Rio Branco, na Trincheira da Ernesto Vilela, na Praça Duque de Caxias e na Arena Multiuso.

“As equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) trabalham diariamente realizando patrulhamentos e abordagens com o intuito de inibir ações criminosas em prédios do Município. Também temos promovido ações específicas e operações integradas que resultaram nos últimos meses na identificação de pontos de receptação e recuperação de itens. São importantes as denúncias feitas pela comunidade por meio do ‘153’. Elas contribuem para que possamos identificar ações suspeitas e promover ações mais eficientes e precisas”, detalha a secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.