em

PG confirma larvas de mosquito, mas continua livre da dengue

A Prefeitura de Ponta Grossa não registrou nenhum caso de pessoa contaminada por dengue ao longo deste ano de 2018. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde, e pode ser confirmada no boletim da dengue, chikungunya e zika vírus, divulgado pelo Governo do Estado periodicamente. Na publicação mais recente do documento, a cidade aparece com apenas quatro notificações de suspeita das doenças, mas nenhuma das apresentadas ao longo do ano resultou em confirmação.

Apesar da boa notícia, as equipes do departamento de zoonoses trabalham constantamente no esforço por evitar que o mosquito transmissor se prolifere. A doença não se manifestou mas, segundo a agente Noreni Barbosa, houve casos confirmados de larvas do Aedes aegypti em regiões como São José é Borato.

“Somos dividos em equipes que percorrem todas as regiões da cidade. No meu caso, faço parte da equipe que percorre pontos estratégicos. Áreas com acúmulo de lixo, como borracharias, ferro velho e locais onde ficam materiais recicláveis. No total, são mais de 300 pontos visitados a cada 15 dias pelas equipes”, explica. Na tarde desta segunda-feira (10), a equipe da qual Noreni faz parte estava em um terreno na região da Colônia Dona Luíza, onde foram encontradas larvas. O material foi recolhido e passará pelos exames para detectar se é uma larva do mosquito transmissor.

 

Limpeza

Como forma de garantir que o inseto não se desenvolva nos prédios públicos, a Fundação Municipal de Assistência Social lançou, nesta semana, o edital de licitação para contratar uma empresa que fará a manutenção do serviço de desinsetização. A licitação, que prevê valor máximo de R$ 279 mil inclui o desalojamento de pombos e morcegos, além de limpeza de caixas de água, esgotos e galerias.

 

Prevenção contra mosquitos

– Evite deixar frascos, pneus e outros objetos que possam acumular água das chuvas.

– Cubra com areia os pratinhos de plantas, local ideal para crescimento das larvas.

– Lave periodicamente a caixa d’água e a matenha sempre tampada.

– Invista nas telas em janelas e no uso de repelentes durante o verão.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.