em

Mais larvas do Aedes aegypti são encontradas em Castro

A Secretaria de Saúde de Castro identificou mais 13 larvas do mosquito Aedes aegypti na manhã desta segunda-feira (25). A Vigilância Sanitária reforça o alerta de que esse é um período crítico e a população deve estar atenta aos cuidados de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Arquivo DC

As larvas do mosquito foram encontradas durante as vistorias realizadas pelos agentes de endemias em residências na Vila Rio Branco. “Os criadouros estavam nos entulhos de material de construção”, conta o agente de endemias Rulhiam Domingues. “Por isso sempre alertamos que qualquer depósito que acumule água é suficiente para o mosquito se procriar”, ressalta.

A responsável pela Divisão de Vigilância Sanitária de Castro, Natalie Cotrim Zahdi, reforça que a população precisa fazer sua parte. “Precisamos trabalhar em conjunto, a Prefeitura está fazendo a limpeza dos terrenos baldios, dos lixões, mas a população precisa eliminar os possíveis criadouros nas suas residências, pois o maior perigo pode estar dentro da sua casa. Uma tampinha de garrafa já é suficiente para que o mosquito coloque seus ovos”, alerta. “Por isso intensificar a limpeza nesse período é imprescindível, pois a proliferação do mosquito é rápida”, completa.

Por isso, a adoção de alguns cuidados básicos podem evitar a propagação do mosquito, como lavar a vasilha de água dos animais de estimação com água e sabão, remover a água dos pratos dos vasos de planta, manter lixeiras fechadas, guardar garrafas e baldes em locais cobertos e de cabeça para baixo, lavar bem o suporte de água mineral na hora da troca, tratar a água da piscina com cloro e limpá-la semanalmente, removendo inclusive folhas, e principalmente evitar acumular lixo e entulho, mantendo sempre lixeiras bem tampadas ao descartar materiais.

Além da limpeza nos terrenos baldios, para intensificar o combate ao Aedes aegypti, a Secretaria de Saúde de Castro contratou 19 novos agentes de endemias. Os profissionais estão devidamente identificados com crachás e é fundamental que a população permita o acesso dos agentes às residências.

Além das medidas adotadas pela Prefeitura, para combater o problema é fundamental que a população faça sua parte. Assim, a Prefeitura publicou na terça-feira (19) no Diário Oficial Eletrônico do município ‘Edital de Notificação para Limpeza de Lotes e Terrenos Baldios – Construções e edificações abandonadas no município de Castro’. Com isso, os proprietários de todos os lotes e terrenos baldios de Castro têm até 15 dias – contados da data de publicação – para fazer a limpeza dos imóveis, assim como providenciar a manutenção da limpeza. Caso não cumpram a medida, a Prefeitura fará a limpeza – com o respectivo lançamento da cobrança da taxa no Cadastro Imobiliário – e aplicará multa aos proprietários. A orientação é para que depois de fazer a limpeza os proprietários cerquem os terrenos, pois isso contribui para que não seja jogado mais lixo no local.

Além disso, as denúncias de possíveis criadouros no município são imprescindíveis. Para fazer a denúncia basta ir até a Vigilância Sanitária que está sediada na Secretaria Municipal de Saúde, ou registrar sua denúncia via Ouvidoria no site da Prefeitura – www.castro.pr.gov.br. Para isso basta acessar a aba Serviços online, do lado esquerdo da página, e, em seguida, acessar a opção Ouvidoria Municipal.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.