em

PG avança na implementação da Arena ‘Eco Lutas’

Projeto prevê padronização de construção. Imagem: Reprodução

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (PSD), recebeu nesta semana, do Governo do Estado, o memorial descritivo e as especificações técnicas para concretização do projeto ‘Arena Eco Lutas’, que tem como meta incentivar a prática de artes marciais em áreas de vulnerabilidade social. Neste primeiro momento, o Governo está estudando com prefeituras a instalação em diferentes municípios.

No documento enviado a Ponta Grossa há o projeto executivo de arquitetura da ‘Arena’. O responsável técnico é o arquiteto João José Malucelli. A área aproximada é de 174,77 metros quadrados. Por isso, o projeto requer terreno com dimensões mínimas de 12m x 36m, totalizando pelo menos 360 metros quadrados.

A intenção é que os espaços sejam padronizados em todo o estado, respeitando normas específicas do memorial descritivo. “A arena terá um conceito de arquitetura efêmera e será constituída em estrutura metálica com vedação de telhas metálicas, sob um radier de concreto”, expõe o documento. De forma mais didática, a estrutura se assemelha a um contêiner, usando sistema drywall. O custo estimado da obra é R$ 380 mil.

“As ‘Eco Lutas’ podem ser instaladas com celeridade atendendo territórios que não podem ser contemplados com espaços esportivos tradicionais, como ginásios e complexos esportivos de grande porte, ampliando o alcance das ações esportivas atinentes à política de esportes”, explica.

A partir da instalação, os municípios podem desenvolver os projetos esportivos no local. A edificação da ‘Arena’ terá dois pavimentos: Térreo e Mezanino. Por dentro haverá, além do setor esportivo, estrutura sanitária e de vestiários.

Responsabilidades

Conforme o documento do Governo do Estado, as prefeituras ficam responsáveis por executar infraestrutura necessária no terreno que tenha condições de receber a base da construção; preparar platôs para a instalação; executar previamente a movimentação de terra; se responsabilizar pelos projetos de implantação quando necessário; se responsabilizar pelos projetos legais, tais como o Corpo de Bombeiros; executar calçadas com passeio com infraestrutura de acessibilidade; executar serviços de paisagismo; prever a saída de águas pluviais; e fazer ligação de água e esgoto com concessionária.

Promessa

No ano passado, durante a campanha eleitoral, a então candidata e hoje prefeita, Elizabeth Schmidt, havia mencionado a possibilidade de estruturar o esporte de Ponta Grossa com a ‘Eco Lutas’. Na oportunidade, ela disse que o espaço ficaria no Parque de Olarias.

“Queremos incentivar a prática de esportes, com a implantação do Centro de Artes Marciais, na Praça Simon Bolívar, em Oficinas, e um centro de ‘Eco Lutas’ no Parque de Olarias. Dessa forma, o incentivo ao esporte vai ocorrer de forma descentralizada”, declarou.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.