em

PG aplica segunda dose de Coronavac em 382 pessoas

Foto: Arquivo DC

Por Danilo Kossoski

A Prefeitura de Ponta Grossa informou, nessa segunda-feira (15), ter realizado a segunda aplicação da vacina Coronavac em 382 pessoas. São os primeiros ponta-grossenses a serem, efetivamente, imunizados contra a covid-19. Isso porque a proteção contra o novo coronavírus só é eficaz após a segunda aplicação do imunizante.

Outras, 6.317 pessoas receberam a primeira dose e aguardam o momento de receberem a segunda dose. No caso da Coronavac, isso ocorre dentro de 25 dias após a primeira aplicação, conforme detalhado na última semana pelo secretário municipal de Saúde, Dr. Rodrigo Manjabosco. A imunidade dessas pessoas – em sua maioria profissionais de saúde e idosos e funcionários das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) – deve estar desenvolvida no organismo, segundo as últimas pesquisas, dentro de aproximadamente 15 dias desde a segunda aplicação.

Mais de 90 anos

O município mantém as ações de vacinação nesta terça (16) e quarta-feira (17). Segundo a Fundação Municipal de Saúde (FMS), os idosos acima de 90 anos continuarão a serem vacinados nos próximos dias, assim como os trabalhadores atuantes em farmácias, grupo que foi incluído entre os prioritários.
 As atividades, serão realizadas na Estação Arte, das 9 às 15 horas, e em três frentes itinerantes destinadas a atenderem os idosos acamados com 90 anos ou mais. Até o momento foram aplicadas as primeiras doses em 654 idosos com esse perfil de idade. No caso dos trabalhadores de farmácias, serão disponibilizadas 500 doses por dia.

Documentos

Segundo a FMS, os integrantes dos grupos atendidos nesta etapa podem se deslocar diretamente até a Estação Arte munidos de documentos de identificação e comprobatórios de vínculo empregatício (RG, CPF, Carteira de Trabalho ou Holerite). Nesta semana foram incluídas também três instituições de atendimento a Pessoas Com Deficiência (PCDs) para iniciar a imunização.

Maiores de 80 anos

O Município conta com 6.162 acima dos 80 anos cadastrados no SUS, incluindo neste grupo os acima de 90 anos. Como foram recebidas 1.400 doses para aplicação do público com mais de 90 anos, cerca de 4,7 mil idosos devem estar no próximo grupo prioritário. No entanto, a FMS destaca  que esse número pode variar, uma vez que não engloba idosos que eventualmente não possuam cadastro na base SUS.

Vacinômetro

De acordo com a FMS, 7.027 pessoas receberam doses de vacina contra covid-19 até o momento. Mas, efetivamente, os primeiros ponta-grossenses imunizados só serão conhecidos a partir desta semana, quando começam as aplicações da segunda dose da vacina. Para que a imunização seja concluída, é necessária a aplicação de duas doses, no caso da Coronavac, que foi a vacina aplicada aos primeiros integrantes de grupos prioritários no município.

PR não tem previsão de novas remessas

Questionado pela reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa-PR) confirmou que não tem previsão de nova remessa de doses de vacina para Ponta Grossa. Isso porque, em síntese, o Governo do Paraná já enviou aproximadamente metades das doses recebidas pelo Ministério da Saúde. A outra metade deve ser reservada para concluir a vacinação de quem já recebeu a primeira dose. O Paraná vacinou 257.305 pessoas contra a covid-19 até o final manhã de segunda-feira, e recebeu 538.900 doses do Governo Federal até o momento.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.