Menu
em

PG antes e depois: bando de patos passeia em ruas do Centro

Aves compunham o cenário quando vias não eram tomadas pelos automóveis

Um bando de patos foi visto passeando, mais uma vez, tranquilamente pela Rua Benjamin Constant, no cruzamento com a Avenida Dr. Vicente Machado. Não é fake news! Aconteceu mesmo… em 1906.

A foto está ali para provar, publicada na página Ponta Grossa Memória Viva, mantida pelo Diário dos Campos e portal DCmais no Facebook. Quem compartilhou a imagem (do Acervo Osmário) foi o colaborador Luiz Carlos Kloster, que teve a atenção de mencionar a data exata do registro (01/08/1906) e acrescentar foto atual do mesmo local, tirada por ele mesmo nesta semana.

Foto: Acervo Osmário / Ponta Grossa Memória Viva

“Gosto muito desta foto antiga, onde temos vários carroceiros, trazendo ou em busca de cargas na Estação EFSPRG, ao fundo a Estação Paraná e os patos, onde hoje temos a Av. Dr. Vicente Machado”, detalhou.

De fato, à época a avenida terminava ali. O prolongamento só se concretizaria décadas mais tarde, no trecho que hoje separa o Terminal Central do Parque Ambiental. Naquele início de século XX, no lugar da atual Estação Arte estava, segundo a prefeitura de Ponta Grossa, o Armazém da Estrada de Ferro do Paraná. O local ainda era de madeira, e só foi reformado e passou a ser de alvenaria cerca de quatro anos após a foto ter sido tirada.

Foto tirada por Luiz Carlos Kloster mostra o mesmo local da foto, nesta semana

Sem o tráfego intenso de pessoas, carros e ônibus, os patos passavam com tranquilidade pelo trecho, também dominado por cavalos, força motriz das carroças que transportavam produtos e pessoas, próximo das estações de trem. Nos comentários da postagem, outro internauta, Carlos Pinto, precisou dar o braço a torcer e reconhecer que os relatos eram verdadeiros: “Nossa, era verdade que antigamente andavam patos na rua do Centro… Meu avô tinha razão!”, disse.

Leia também, da mesma série:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile