Menu
em

PG antes e depois: a cervejaria que virou Casas Bahia

Chaminé era referência no Centro de PG até início dos anos 1990

Do Centro de Ponta Grossa, até o final da década de 1990, se erguia o chaminé da Cervejaria Adriática, subsidiária da Antarctica. É o que nos lembra uma foto compartilhada pelos colaboradores do Grupo Ponta Grossa Memória Viva, administrado pelo DCmais no Facebook. A imagem mostra uma parte da indústria, em foto tirada a partir da esquina da Rua Coronel Cláudio (hoje calçadão) com a Rua Sete de Setembro.

Cervejaria Adriática tinha uma das portas na Rua Coronel Cláudio, hoje Calçadão / Foto: Ponta Grossa Memória Viva

Cervejaria de PG

Nos anos 1920, o proprietário da fábrica, Alberto Thielen, residia no imóvel histórico denominado Mansão Vila Hilda, a vários quarteirões da cervejaria. Na parte mais alta, instalou uma espécie de observatório de onde, conta-se, podia ver a chaminé à distância, e ter certeza de que estava em plena operação. O funcionamento da fábrica só foi interrompido, em definitivo, no início dos anos 1990.

Casas Bahia: lugar que fabricava cervejas hoje é endereço para venda de geladeiras / Foto: José Aldinan

No início dos anos 2000, a área deu lugar à construção do Centro Empresarial Antártica, que passou a contar com uma série de lojas, entre as quais está hoje a Casas Bahia. O fotógrafo do DC, José Aldinan, foi até o local nesta semana, e procurou fazer o registro do mesmo ponto, com diferença de algumas décadas. Chama a atenção a mudança no perfil da arquitetura, que saiu dos imóveis repletos de janelas, com detalhes, e estrutura em curva, passando para as paredes de pré-moldados, com poucas janelas e linhas retas. Onde se fabricavam cervejas, hoje se vendem geladeiras.

Leia também, da mesma série:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile