em

PG amplia em 30% pedidos para grandes empreendimentos

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Ponta Grossa (Iplan) de Ponta Grossa vem registrando um aumento gradativo no número de solicitações referentes à licença para início de obras de construção civil e instalação de empreendimentos de grande porte. Conforme apontam os registros públicos dos protocolos de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), o número de documentos desse tipo já cresceu em torno de 30% no comparativo com o primeiro ano de sua exigência, em 2016.

No total, foram entregues 80 EIV até o início deste ano. Em 2016 eles eram 23, passando para 25 no ano seguinte, e chegando a 30 no ano passado. Neste início de ano, dois novos foram protocolados. A maioria deles consiste em solicitação de construção de loteamentos e prédios residenciais, mas também estão na lista obras de novos postos de combustíveis, hotéis, instituições de ensino, clínica médica e indústria.

Segundo informado pela assessoria de imprensa da prefeitura de Ponta Grossa, até o momento não houve impedimento para qualquer dos empreendimentos terem início. Em diversos casos, a população ou o próprio Iplan apontaram, com base na análise dos documentos fornecidos pelos empreendedores e dados estatísticos municipais, a necessidade de mudanças no projeto ou melhorias no entorno, como forma de evitar, minimizar ou compensar futuros problemas urbanísticos, principalmente em tráfego de pessoas e veículos.

Apesar da importância da lei, que vem sendo aplicada desde 2016, a maioria dos prédios na cidade foi construída sem a exigência de qualquer apresentação de estudo. Inclusive, muitos daqueles que ainda estão em obras tiveram autorização antes da vigência da lei.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.