em

Pesquisas eleitorais mostram resultados divergentes em PG

(Foto: Reprodução)

A menos de uma semana das eleições municipais, duas pesquisas para a Prefeitura de Ponta Grossa estão registradas e, até o momento dessa publicação, com autorização de divulgação pela Justiça Eleitoral do Paraná.

Uma é do Instituto Opinião, encomendada pela TV Bandeirantes e que teve os questionários aplicados entre os dias 4 e 6 de novembro. E e outra é da empresa Pesquisa, Planejamento e Marketing (PPM), que fez pesquisa por iniciativa própria e aplicou os questionários no mesmo período da anterior – entre os dias 4 e 6.

Os resultados divulgados são divergentes, tanto em relação as intenções de votos de cada candidato quanto a posição que ocupadas por três candidatos. O Instituto Opinião mostra um cenário com a deputada Mabel Canto (PSC) na liderança, seguida por Márcio Pauliki (SD) e Professora Elizabeth (PSD), respectivamente.

Já os números do PPM indicam liderança da vice-prefeita Professora Elizabeth (PSD), seguida por Mabel Canto (PSC) e Márcio Pauliki (SD), respectivamente. Em ambas, o Professor Gadini (PSOL) é o quarto nome na preferência dos eleitores consultados e Professor Edson (PT) aparece em último.

A autorização judicial para divulgação das pesquisas ocorreu em períodos diferentes. O Instituto Opinião divulgou os números no dia 7 de novembro (sábado), enquanto o PPM divulgou nesta quarta-feira (11).

Instituto Opinião

Os dados do Instituto Opinião apresentam na pesquisa estimulada a vantagem de 10 pontos percentuais da deputada estadual Mabel Canto, do PSC. Ela é seguida por Márcio Pauliki (SD) e Professora Elizabeth (PSD), que estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro de 4,3%. O mesmo ocorre com Professor Gadini, do PSOL, e Professor Edson, do PT.

Confira os números abaixo:

– Mabel Canto (PSC): 33,23%
– Márcio Pauliki (SD): 23,14%
– Professora Elizabeth (PSD): 20,34%
– Professor Gadini (PSOL): 2,17%
– Professor Edson (PT): 0,62%

– Indecisos: 12,42%
– Nulos/Brancos: 5,59%
– Não opinaram: 2,48%

Foram ouvidos 600 eleitores entre os dias 4 e 6 de novembro. O nível de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é de 4,3% para mais ou para menos. A pesquisa foi conduzida pelo Instituto de Pesquisa Opinião a pedido da Band Paraná e está registrada na Justiça Eleitoral sob n° 07648/2020.

PPM

Os dados da Pesquisa, Planejamento e Marketing apresentam na pesquisa estimulada a vantagem de 2 pontos percentuais da vice-prefeita Professora Elizabeth, do PSD. Ela é seguida por Mabel Canto (PSC) e Márcio Pauliki (SD), respectivamente.

Os três estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro de 4,9%. O mesmo ocorre com o Professor Gadini, do PSOL, e o Professor Edson, do PT, logo abaixo.

Confira os números:

– Professora Elizabeth (PSD): 29,8%
– Mabel Canto (PSC): 27,8%
– Márcio Pauliki (SD): 24,8%
– Professor Gadini (PSOL): 3%
– Professor Edson (PT): 1%

– Indecisos (Não Sabe/Não Responderam): 8,5%
– Nulos: 4,3%
– Brancos: 0,5%
– Outros: 0,3%
– Não respondeu: 0,3%

Foram ouvidos 400 eleitores entre os dias 4 e 6 de novembro. O nível de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é de 4,9% para mais ou para menos. A pesquisa foi conduzida pela Pesquisa, Planejamento e Marketing por iniciativa própria e está registrada na Justiça Eleitoral sob n° 00324/2020.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.