em

Pesquisadora debate plataformas digitais e o monopólio da informação

Na terça-feira (21), a partir das 9h, no Centro de Cultura, a Semana de Comunicação do curso de Jornalismo da UEPG pauta a concentração de mídia e os desafios colocados à democracia no Brasil. A palestra de Olívia Bandeira procura responder a questão “Quem controla a mídia? Dos velhos oligopólios aos monopólios digitais”, título do livro lançado neste ano pela editora Veneta e que chega agora a Ponta Grossa.

Bandeira participa da organização da obra como integrante da Coordenação Executiva do Intervozes (Coletivo Brasil de Comunicação Social,). A pesquisadora é pós-doutora em Ciência da Religião na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutora em Antropologia Cultural pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ).

Leia também: Exame de sangue pode detectar doenças mentais, diz pesquisa

A participação nas palestras da 32ª Semana de Estudos em Comunicação é aberta ao público e confere direito a certificado. A programação matinal se estende até sexta-feira no Centro de Cultura (Rua Doutor Colares, 436, centro). Ao longo das tardes, ocorrem oficinas e cursos dirigidos com profissionais da área a estudantes dentro da agenda da 17ª Semana de Integração e Resistência, no campus central da UEPG.

Carpintaria de García Marquez

A manhã de abertura do evento, na segunda-feira (20), trouxe a Ponta Grossa a professora Maria Cecília Guirado, do Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual de Londrina. Ela destacou a contribuição de Gabriel García Marquez ao jornalismo a partir de sua obra literária e de sua militância, que culmina na criação da Fundación para un Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI).

A jornalista e pesquisadora apresentou fotos de visita que fez a Colômbia em busca de conhecer o processo criativo do nobel de literatura, em contato com amigos e familiares do escritor, além de localidades que inspiraram a obra literária e arquivos.

Programação

Até sexta-feira, a 32ª Semana de Comunicação promove palestras com o jornalista Bruno Paes Manso (dia 22) e com os pesquisadores Marcos Paulo (23), da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, e Luãn Chagas (24), da Universidade Federal do Matro Grosso e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Os temas vão do jornalismo investigativo, passando por podcast até o cenário de desinformação.

Realização

As Semanas da Comunicação e da Resistência ocorrem por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG, do Departamento de Jornalismo e do Centro Acadêmico João do Rio. O evento tem apoio da Capes, da Fundação Araucária e do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, além de Gráfica UEPG, da Secretaria Municipal de Cultura e da empresa Foto Carlos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.