em

Exame de sangue pode detectar doenças mentais, diz pesquisa

Um novo estudo realizado por pesquisadores brasileiros e internacionais trouxe avanços significativos na compreensão do transtorno bipolar, uma doença mental que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. A pesquisa, que investigou os padrões de edição de RNA em pacientes bipolares, revelou informações sobre a condição e pode abrir caminho para novas estratégias de diagnóstico e tratamento. Ela sugere que seja possível criar um exame de sangue que detecta doenças mentais.

Exame de sangue detecta doenças mentais

O transtorno bipolar é caracterizado por mudanças extremas de humor, alternando entre episódios de depressão e mania. Essas oscilações podem ter um impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes e são uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo, conforme destacaram os pesquisadores.

Leia também: Rompimento de rede afeta distribuição de água em bairro de PG, veja previsão da Sanepar

O estudo identificou um painel de biomarcadores sanguíneos baseados em edição de RNA que permitiram distinguir com alta precisão a depressão unipolar da depressão bipolar. Isso significa que os médicos poderão ter uma ferramenta adicional para auxiliar no diagnóstico clínico. Segundo a brasileira Elisa Brietzke, uma das pesquisadoras responsáveis e envolvida no estudo há 18 anos, isso tende a tornar o tratamento mais eficaz e personalizado.

Os resultados foram obtidos a partir da análise de amostras de sangue de pacientes brasileiros e foi publicado na revista Psychiatry Research.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.