em

Paulinho representa Ponta Grossa no Catarinense de Kart

Foto: Divulgação

Paulo Ricardo, o Paulinho, de 25 anos de idade, vai acelerar neste final de semana em Penha, no litoral de Santa Catarina. Ele será o único representante de Ponta Grossa no Campeonato Catarinense de Kart Indoor, que está programado para este sábado (14) na pista do Beto Carrero. Mais de 100 competidores são aguardados nesta que é a terceira edição do evento.

Os pilotos vão enfrentar três baterias classificatórias e a final. Os cinco melhores de cada categoria avançam então para a ‘Super Final’. O melhor dentre eles ganha inscrição no Campeonato Catarinense de Kart Profissional, com despesas bancadas pela organização.

Paulinho está na categoria Master e deve enfrentar outros 31 pilotos de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Os demais competidores estão nas categorias Graduados e Super Graduados.

A temporada 2021 é mais um recomeço para o ponta-grossense, que tem a velocidade no sangue. O primeiro contato com os carros foi aos 9 anos de idade. Foi algo breve e que voltou cinco anos depois à rotina. “Em 2011 comecei a levar mais a sério, participando de provas. Durante todo esse tempo andei em campeonatos estaduais e obtive bons resultados”, relembra o piloto.

No entanto, houve novos períodos em que deixou de lado o kart, mas não a velocidade. Paulinho chegou a disputar a ‘Velocidade na Terra’ em 2014 e, mais recentemente, esteve no velocross. “O velocross foi por questão de treino. Nada de comprometimento com provas”, frisa.

Com a pandemia sendo amenizada, o representante dos Campos Gerais decidiu voltar às disputas proporcionadas pelo kart. Além do Catarinense, para o qual embarcar nesta sexta-feira, ele tem na programação o Campeonato Brasileiro, agendado para os dias 2 e 3 de outubro. “São eventos profissionais dentro do kart amador”, destaca.

Forma de disputa

Os mais de 100 pilotos disputam primeiramente três provas classificatórias. O primeiro grid do Catarinense é formado por sorteio, enquanto o segundo é formado pelo resultado inverso do primeiro. Já a soma das duas primeiras etapas será a composição do grid da terceira prova.

Por fim, o resultado da terceira etapa será o grid da final. Quem ficar entre os cinco melhores de cada categoria vai para a Super Final, que deve envolver 15 competidores.

Patrocínios

A disputa em Santa Catarina só é possível para Paulinho porque conseguiu apoio de patrocinadores. Ao todo, 12 empresas estão dando suporte ao representante de Ponta Grossa: WGS Transportes, Dikasda.jo, La Paire, RM Estofados, Bichinho à toa, G3 Transp. Executive, Na Pole Position Kart, Marcenaria Manosso, Lazy Kart, Ohana London Dry Gin, Mahle Rede de Postos e Assistec.

Desafio duplo

Paulinho também dá início no final de semana a outro projeto profissional. Ele pretende alavancar conteúdos próprios nas redes sociais. O Campeonato Catarinense é o local onde vai produzir os primeiros materiais. “Quem quiser acompanhar por enquanto e ter informações futuras, vou procurar postar bastante conteúdo durante os eventos no Instagram”, conta. O perfil do piloto é @_paulinho_rs.

Previsão do tempo

Penha deve ter chuva durante o final de semana, o que vai tornar a briga mais emocionante. “Fica algo mais disputado, pois na pista seca sempre se nota uma diferença entre os karts. Em questão de estratégia, ser conservador na primeira volta é o mais importante, principalmente na primeira curva, onde muitos acham que já se ganha ali. Então se livrando de qualquer toque já é positivo. Na chuva temos que buscar a parte suja da pista. O traçado é totalmente diferente”, explica.

No Catarinense, as etapas classificatórias são de 15 minutos + 1 volta. Na final são 5 minutos de tomada de tempo e 15 minutos do corrida + 3 voltas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.