Quando a prefeitura de Ponta Grossa lançou, em 4 de junho, o mapa da covid-19, o bairro Uvaranas aparecia com o maior número de casos confirmados. Dois meses depois, o mapa já não tem destaque na página inicial da prefeitura, mas segue on-line disponível para consulta. E o que ele mostra é que o bairro continua sendo aquele com maior número de confirmações da doença.
A região de Uvaranas estão 210 casos confirmados. Em seguida vem o bairro Contorno (163), Boa Vista (127), Oficinas (109) e Cará-Cara (101). As demais regiões apresentam menos de 100 casos, e podem ser consultadas no painel pg-covid.vgeo.com.br.
O fato de Uvaranas aparecer com mais casos pode ter relação com uma observação feita por pesquisa da Universidade Estadual de Ponta Grossa. A análise sugere que o vírus encontra mais facilidade de propagação em regiões mais frias. A mesma pesquisa aponta que o bairro Uvaranas teria essa característica, dentro da cidade.
No entanto, o painel também apresenta dados contraditórios. Embora a lista informe que a Vila 31 de Março não tem nenhum caso confirmado, o mapa de calor que deveria trazer os mesmos dados aponta pelo menos seis casos positivos. A prefeitura usa os dados colhidos e disponibilizados no painel para traçar estratégias de prevenção e combate aos contágios.