Menu
em

Pagamento do 13º salário deve ser feito até hoje

Vista de cima do calçadão de Ponta Grossa

Foto: Arquivo DC

Por lei, termina hoje (20) o prazo para o pagamento do 13º salário, tanto para quem decidiu pagar em duas vezes, quanto para quem vai repassar o valor em quota única. Em Ponta Grossa mais de 98,6 mil trabalhadores devem receber a bonificação neste ano, de acordo com estimativa do escritório regional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) – isso  sem contar empregados domésticos com carteira assinada, aposentados e pensionistas do INSS.

No total, o pagamento do 13º salário neste ano deve somar mais de R$ 278,1 milhões na economia local. A remuneração média por trabalhador é de R$ 2.824,24.

Têm direito a receber todos os funcionários com carteira assinada que trabalharam 15 dias ou mais no mês. Portanto, quem teve a jornada e o salário reduzido devido à MP 1.045, criada durante a pandemia, não terá a sua bonificação de fim de ano afetada, mas aqueles que tiveram o contrato suspenso por mais de 15 dias em um mês devido à mesma legislação poderá ter descontos. Saiba mais neste link.

Antecipações

Apesar do prazo finalizar hoje (20), alguns pagamentos do 13º salário foram antecipados. No caso de aposentados e pensionistas do INSS que recebem até um salário mínimo, o pagamento integral foi feito até julho.

Os servidores do Governo do Estado receberam o valor integral no dia 7 de dezembro e os da Prefeitura de Ponta Grossa receberam a primeira parcela em julho e a segunda no dia 10 de dezembro. Ambos os governos também se comprometeram a antecipar os salários de dezembro para esta quarta-feira (22), aumentando o montante de recursos girando na economia local dias antes do Natal.

1 a cada 3 pessoas deve usar 13º salário para compras de Natal

O pagamento do 13º salário é sempre um período de alívio para o bolso dos consumidores. Trata-se de um dinheiro extra que pode ajudar tanto no pagamento de dívidas, quanto nas comemorações de Natal e Réveillon. Uma pesquisa feita em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, mostra que, neste ano, os brasileiros que têm direito ao valor pretendem poupar os recursos (34%) e também usar o dinheiro para comprar presentes de Natal (33%). Já 24% vão gastar nas comemorações de Natal ou ano novo. 

Saiba mais sobre a pesquisa neste link.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile