em

Operário vota com maioria e Série B terá limite na troca de técnicos

Foto: André Jonsson/OFEC

A paciência da torcida e dos dirigentes vai ter que aumentar na Série B do Campeonato Brasileiro em 2021. Com a anuência dos clubes, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) conseguiu impor a regra para troca de técnico, assim como já havia feito na Série A. Cada time poderá ter apenas dois treinadores ao longo das 38 rodadas. E os técnicos também só poderão dirigir duas equipes na mesma competição.

O Operário Ferroviário votou favorável à limitação. Além do Fantasma, outras 17 equipes escolheram esta opção. Os únicos votos contrários vieram de Londrina e Vila Nova, curiosamente os dois clubes já trocaram o comando técnico no primeiro mês da temporada 2021.

Já o alvinegro de Vila Oficinas não tem esse perfil de ‘dança das cadeiras’. Após passar mais de quatro anos com Gerson Gusmão, a direção do Operário trocou no ano passado o longevo treinador por Matheus Costa, que permanece à frente desde então e tende a seguir com o projeto em Ponta Grossa a longo prazo.

Regulamento

Apesar de ter o mesmo formato, as duas principais divisões do Campeonato Brasileiro têm regulamentos isolados. Assim, um mesmo técnico poderá passar por dois clubes na Série A e dois na Série B ao longo da temporada.

A nova regra determina que o clube começará a Série B com um técnico inscrito. Se demitir este treinador, poderá inscrever apenas mais um. Caso ocorra uma segunda demissão, o substituto terá de ser um profissional que já trabalhe registrado na comissão técnica ou nas categorias de base do clube há no mínimo seis meses. Se o pedido de demissão partir do próprio treinador, não haverá limitação ao clube para contratar um novo técnico.

Esse treinador que pedir demissão, no entanto, só poderá ser inscrito por mais uma equipe durante toda a Série B. Ou seja, em caso de novo pedido de demissão, ele não poderá mais trabalhar na competição. Mas, se a demissão for feita pelo clube, não sofrerá nenhum tipo de limitação para arrumar um novo clube na competição.

“A decisão dos clubes da Série B é mais uma demonstração de maturidade do nosso futebol. Era um desejo da CBF há alguns anos e ficamos satisfeitos que ela seja implantada simultaneamente nas duas principais divisões do Brasileirão. Assim como na Série A, a medida vai permitir a realização de trabalhos mais estruturados por parte dos treinadores e uma maior estabilidade técnica e financeira para os clubes. O futebol brasileiro está unido na direção da renovação e do desenvolvimento”, comentou o presidente da CBF, Rogério Caboclo.

Abertura

A competição, de pontos corridos e com os quatro primeiros colocados garantindo o acesso à elite em 2022, tem início previsto para os dias 28 e 29 de maio e será disputada por cerca de seis meses, com conclusão em 27 de novembro.

Na primeira rodada, o Operário vai ao Rio de Janeiro, onde visita o tradicional Vasco da Gama. A partida deve acontecer no Estádio de São Januário.

Fantasma pode retomar rotina de treinos e mandar jogos no GK

Com o novo decreto municipal, que torna mais flexível as restrições de circulação na pandemia, o Operário Ferroviário pode voltar a treinar coletivamente a partir desta segunda-feira (29). Anteriormente, o elenco só podia realizar atividades individualizadas em Ponta Grossa. Outro fator é que o clube também pode mandar jogos no Germano Krüger, o que não estava permitido nas últimas semanas.

Assim, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) trabalha nos bastidores para homologar ao menos um compromisso do Fantasma dentro de casa na próxima semana. Rio Branco ou Coritiba são os postulantes a adversário. Até o fechamento desta reportagem a entidade não havia confirmado a próxima partida do alvinegro pelo Estadual.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.