em

Operário tem pela frente o vice-lanterna da Série B do Brasileiro

Foto: José Tramontin/OFEC

O Operário Ferroviário necessita de uma retomada na Série B do Campeonato Brasileiro e a chance pode vir no encerramento do primeiro turno. Após uma semana de trabalho do técnico Matheus Costa, o Fantasma recebe o Botafogo-SP, que ocupa o penúltimo lugar na classificação. A partida acontece neste sábado (31), às 19h, no Estádio Germano Krüger, onde o alvinegro não vence há dois meses.

A primeira missão da comissão técnica é justamente reencontrar os resultados positivos como mandante, o que pode embalar a equipe. Das quatro próximas partidas do Operário na Série B, três serão em Ponta Grossa.

“Sempre foi um grande trunfo do Operário os jogos dentro de casa. A gente precisa urgentemente recuperar isso”, afirma Matheus Costa, que faz o primeiro compromisso dentro de Vila Oficinas.

A intenção é sair dos incômodos 22 pontos em que o clube está parado há três rodadas. Diante da circunstância, o Fantasma viu a zona de rebaixamento se aproximar. A diferença para o ‘Z4’ caiu para três pontos, enquanto o ‘G4’ ficou a seis depois da última rodada.

E o Botafogo-SP, apesar do posicionamento ruim na tabela, vem embalado por vitória. Além disso, o time paulista tem criado boas chances de gol, mas a pontaria está falhando. O adversário é o terceiro no número de finalizações na Série B. São 11 por partida. Também é o time que mais acertou a trave: 12 vezes ao todo.

“Conheço bem o Botafogo-SP. Além de jogar contra o clube, joguei várias vezes contra o Claudinei [Oliveira – técnico]. A gente sabe muito bem das características individuais e coletivas. Trabalhamos nesta semana em cima disso”, garante o treinador do Operário.

Para o embate no Germano Krüger, Matheus Costa terá seis desfalques. O zagueiro Ricardo Silva cumpre suspensão, enquanto o lateral Julinho, o volante Mazinho e o meia Pedro Ken estão no departamento médico; Ken segue em recuperação da covid-19. Além deles, o Fantasma não terá o volante Jiménez e o atacante Schumacher, que se recuperaram da infecção do coronavírus, mas tiveram pouco tempo de treinamento.

O adversário

Antes do confronto em Ponta Grossa, o Botafogo-SP treinou no CT do Athletico, na capital paranaense. A escalação é considerada um mistério. Isso porque o técnico Claudinei Oliveira teve seis desfalques na última rodada e, mesmo assim, conseguiu um resultado positivo, vencendo por 2 a 1 o Vitória (BA).

O treinador pode manter a equipe ou trazer à titularidade novamente atletas que ficaram de fora da partida anterior. O time paulista tem como postura não divulgar informações detalhadas sobre relacionados e jogadores no departamento médico.

As principais dúvidas estão na lateral esquerda e no ataque. No lado canhoto, o jovem Martineli briga por posição com Gilson. Já no comando ofensivo, Wellington Tanque vinha como titular absoluto, mas Judivan entrou contra o Vitória e marcou um dos gols do triunfo da 18ª rodada.

Retrospecto

Operário e Botafogo se enfrentaram quatro vezes nos dois últimos anos. Foram dois duelos pela Série C e outros dois pela Série B do Brasileiro. Os números mostram equilíbrio máximo, com uma vitória para cada lado e dois empates. O Fantasma marcou seis gols, enquanto o Pantera anotou outros seis.

Ficha técnica

Operário: Thiago Braga; Sávio, Rafael Bonfim, Sosa (Reniê) e Fabiano (Peixoto); Leandro Vilela, Tomás Bastos, Marcelo e Thomaz Santos; Douglas Coutinho e Jefinho. Técnico: Matheus Costa

Botafogo-SP: Darley; Val, Robson, Jordan e Martineli (Gilson); Elicarlos, Ferreira, Bady e Rafinha (Luketa); Jeferson e Judivan (Wellington Tanque). Técnico: Claudinei Oliveira

Data/Horário: 31/10/2020 (sábado), às 19h
Local: Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR)
Arbitragem: Dênis da Silva Ribeiro Serafim (AL) auxiliado por Esdras Mariano de Lima Albuquerque (AL) e Brigida Cirilo Ferreira (AL)

19ª rodada

30/10 (sexta-feira)
19h15 – Vitória 0 x 0 Brasil-RS
21h30 – Cruzeiro 2 x 0 Paraná Clube

31/10 (sábado)
16h30 – Oeste x Sampaio Corrêa
16h30 – Confiança x Chapecoense
19h00 – Operário x Botafogo-SP
19h00 – Avaí x América-MG
21h00 – CSA x Náutico
22h00 – Cuiabá x CRB

01/11 (domingo)
18h15 – Juventude x Guarani

02/11 (segunda-feira)
17h30 – Ponte Preta x Figueirense

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.