em

Operário sai em desvantagem contra o Londrina pela semifinal

Foto: Ricardo Chicarelli/Londrina EC

Mais uma vez o Operário Ferroviário vai precisar reverter desvantagem no mata-mata do Campeonato Paranaense 2021. Pela partida de ida da semifinal, na tarde desta quarta-feira (9), o Fantasma perdeu para o Londrina por 1 a 0, no Estádio do Café, norte do estado. Assim como ocorreu na fase anterior, quando enfrentou o Azuriz, o alvinegro tem obrigação de vitória na partida de volta em Ponta Grossa.

1° tempo

Desfalcado de nove jogadores, sendo cinco acometidos pela covid, o Operário entrou em campo bastante modificado. Matheus Costa se viu obrigado a colocar o zagueiro Léo Rigo pela lateral esquerda, enquanto o lateral Djalma Silva atuou avançado, dando mais suporte ao ataque.

Nos minutos iniciais, o Fantasma precisou se adaptar ao modelo de jogo e o Londrina partiu para marcar sob pressão. Aos poucos o Operário se soltou e criou a primeira oportunidade clara: Tomás Bastos, aos 8 minutos, bateu forte de fora da área, César espalmou e Ricardo Bueno pegou a sobra. O camisa 9 finalizou, mas o goleiro apareceu de novo para salvar em cima da linha.

Cinco minutos depois o Tubarão respondeu com Douglas Santos, que tirou da marcação e chutou fraco. A bola passou perto da trave de Thiago Braga. Do outro lado, mesmo fora da posição de origem, Djalma Silva dava trabalho ao adversário. Por ele passavam os principais lances ofensivos da equipe.

Apesar de sofrer com a grande lista de ausências, o Operário mostrou mais organização e ímpeto ofensivo no primeiro tempo. Já o Londrina pouco assustou a meta do substituto de Simão. As propostas, porém, não se efetivaram no placar, que permaneceu fechado até a saída dos times para os vestiários.

2° tempo

Foi na etapa complementar que Matheus Costa passou a sentir falta de peças importantes no elenco. Com muitos ainda vindo de lesão e sem o ritmo ideal, o treinador alvinegro passou a alterar a equipe. De uma vez só entraram Odivan, Pedro Ken e Lucas Mendes nas vagas de Léo Rigo, Marcelo e Thomaz Santos, respectivamente.

O Operário jogava com três zagueiros e três laterais de origem, o que dava indícios da dificuldade da comissão técnica em mexer. Antes das alterações, o Londrina já havia assustado. Salatiel, Matheus Bianqui e Adenílson quase abriram o marcador antes dos 20 minutos.

O Fantasma perdeu praticamente toda a ofensividade que havia demonstrado. Aos 39 minutos veio o castigo. O atacante Danilo, que voltava após dois meses de recuperação e havia entrado no segundo tempo, limpou a marcação e enfiou o pé de fora da área. Thiago Braga se esticou todo, mas não alcançou: 1 a 0.

A vantagem obtida já nos minutos finais deu ao alviceleste tudo o que precisava. Os donos da casa passaram a valorizar o tempo e a neutralizar as raras aparições do Operário no campo de ataque. Aos 50 minutos, não tinha mais jeito: o árbitro ergueu os braços e deu números finais ao confronto no norte do estado.

Próximo compromisso

A segunda partida da semifinal está agendada apenas para o dia 6 de julho (uma terça-feira) no Estádio Germano Krüger. O Operário precisa vencer por um gol de diferença para forçar a disputa de pênaltis ou por pelo menos dois gols para ficar com a vaga na decisão. O Tubarão atua em Ponta Grossa com a vantagem do empate.

Antes, os dois clubes têm compromissos pela Série B do Campeonato Brasileiro. No próximo o Fantasma vai a Salvador (BA), onde visita o Vitória, domingo (13), às 20h30. O Londrina joga no mesmo dia e horário pela terceira rodada. No entanto, a viagem do Tubarão é mais curta: o time vai a Curitiba para enfrentar o Coritiba no Couto Pereira.

Ficha técnica

Londrina: César; Luan Marchiori (Zé Ricardo), Marcondes, Augusto e Luiz Henrique; Jean Henrique (Marcelo Freitas), Matheus Bianqui e Adenílson (Danilo); Douglas Santos, Salatiel (Juan Matos) e Safira (Tiago Orobó). Técnico: Roberto Fonseca

Operário: Thiago Braga; Alex Silva, Fábio Alemão, Rodolfo Filemon (Schumacher) e Léo Rigo (Odivan); Rafael Chorão (Leandro Vilela), Tomás Bastos e Marcelo (Pedro Ken); Djalma Silva, Thomaz Santos (Lucas Mendes) e Ricardo Bueno. Técnico Matheus Costa

Gol: Danilo (Londrina) aos 39 minutos do 2° tempo.
Cartões amarelos:
Roberto Fonseca Júnior e Adenílson (Londrina); Fábio Alemão e Léo Rigo (Operário)

Local: Estádio do Café, em Londrina
Arbitragem: Murilo Ugolini Klein (Curitiba) auxiliado por João Fábio Machado Brischiliari (Guarapuava) e Bruno Fernando Aparecido Rohling (Jardim Alegre)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.