em

Operário pega o CRB em casa e pode ficar a um ponto do ‘G4’

Foto: André Jonsson/OFEC

* Por Felipe Liedmann – dcmais

Parecia improvável, mas o Operário Ferroviário está na briga pelo acesso à elite do Campeonato Brasileiro. A sequência de quatro partidas sem derrota aliada a tropeços de clubes da parte de cima da tabela colocam o Fantasma a quatro pontos do ‘G4’. O próximo passo é vencer o CRB, nesta quinta-feira (14), a partir das 19h15, no Estádio Germano Krüger.

O Operário está com 48 pontos na classificação e, caso triunfe no confronto válido pela 35ª rodada, pode diminuir a desvantagem para apenas um ponto.

A perspectiva é positiva pois a equipe melhorou o rendimento como mandante. Atualmente, o time comandado pelo técnico Matheus Costa tem o 7° desempenho geral dentro de casa entre os 20 participantes da Série B.

Apesar de flertar com o ‘G4’, o comandante alvinegro decreta o popular ‘pés no chão’. “Agora a gente só tem um objetivo: fazer o nosso melhor para vencer o CRB. A gente tem que pensar no nosso jogo, no que a gente pode fazer. Acho que não é o momento da gente olhar a classificação. É óbvio que cria uma ansiedade de muitos, mas de minha parte eu vou passar para os atletas para nós fazermos o melhor pensando apenas no CRB”, declarou Matheus Costa após a vitória de virada sobre o Confiança, em Aracaju.

A cautela também existe porque o adversário vem embalado na competição. O CRB acumula três vitórias consecutivas e saiu da briga contra o rebaixamento. Inclusive, os alagoanos estão no grupo de 11 clubes que brigam diretamente por duas vagas para a Série A. Porém, o CRB depende ainda mais de outros resultados na reta final.

Os onze

Além de Operário e CRB, a disputa pelo acesso envolve Cuiabá, CSA, Juventude, Guarani, Ponte Preta, Avaí, Brasil-RS, Sampaio Corrêa e Cruzeiro.

Nas quatro rodadas finais, o Fantasma pega em ordem: CRB (Casa), Cruzeiro (Fora), Chapecoense (C) e Botafogo-SP (F). Para permanecer na disputa é fundamental derrotar CRB e o tradicional Cruzeiro – rivais diretos.

A partir de então será possível o alvinegro administrar a tabela de acordo com os resultados conquistados pelos demais envolvidos na briga. Nas rodadas finais, a tendência é que a Chapecoense ainda esteja lutando pelo título. Já o Botafogo-SP poderá estar rebaixado desde que não siga a sequência de resultados positivos que vem obtendo.

Um ponto importante da reta final: todas as 11 equipes envolvidas farão nas quatro rodadas decisivas dois jogos como mandantes e dois como visitantes. Nesse aspecto, não há vantagem ou desvantagem para qualquer lado.

Matheus Costa tem três desfalques

Três jogadores não podem enfrentar o CRB no Germano Krüger. Estão fora do duelo o volante Leandro Vilela, o meia Tomás Bastos e o atacante Douglas Coutinho.

Vilela recebeu o terceiro amarelo e cumpre suspensão. Na vaga dele, a tendência é que o técnico Matheus Costa escale o paraguaio Jiménez. Outra possibilidade seria atuar com Pedro Ken, Rafael Chorão e Marcelo no meio – formação que deixa a marcação menos intensa no setor.

Já Bastos e Coutinho permanecem entregues ao departamento médico. No ataque, Maranhão ganhou a preferência contra o Confiança, mas novamente não praticou o seu melhor futebol. O treinador tem a opção de usar Thomaz Santos pelos lados, mas com característica diferente do titular.

Quem o torcedor do Fantasma precisa ‘secar’?

Na 35ª rodada, que começa nesta quinta (14) com a partida do Operário, o torcedor alvinegro precisa ficar de olho em ao menos outras duas partidas: CSA x Avaí, e Juventude x Cruzeiro – ambas ocorrem no sábado (16).

O ideal para o Fantasma é que o primeiro jogo termine empatado, tirando pontos tanto do CSA quanto do Avaí.

Já no confronto que acontece no Rio Grande do Sul é preciso torcer para que o Juventude não vença. Se o Cruzeiro ganhar, estará embalado, mas ainda seguirá atrás do Operário na classificação (considerando que o Fantasma derrote o CRB).

Há outros dois resultados que podem auxiliar a missão alvinegra: empate entre Guarani e Cuiabá no Mato Grosso e derrota da Ponte Preta para o Náutico em Campinas.

Ficha Técnica

Operário: Martín Rodríguez; Alex Silva, Rafael Bonfim, Ricardo Silva e Fabiano; Jiménez, Pedro Ken (Rafael Chorão) e Marcelo; Rafael Oller, Maranhão (Thomaz Santos) e Ricardo Bueno. Técnico: Matheus Costa

CRB: Edson Mardden; Reginaldo Lopes, Gum, Reginaldo Júnior e Luiz Paulo; Claudinei, Wesley e Régis; Pablo Dyego, Luidy e Lucão. Técnico: Roberto Fernandes

Data/Horário: 14/01/2021 (quinta-feira), às 19h15
Local: Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR)
Arbitragem: Leandro Bizzio Marinho (SP) auxiliado por Daniel Luís Marques (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP)

35ª rodada – Série B

14/01 (quinta-feira)
19h15 – Operário x CRB
21h30 – Cuiabá x Guarani

15/01 (sexta-feira)
17h30 – Figueirense x Brasil-RS
19h15 – Sampaio Corrêa x Paraná
21h30 – América-MG x Botafogo

16/01 (sábado)
16h30 – CSA x Avaí
19h00 – Juventude x Cruzeiro
21h00 – Oeste x Confiança

17/01 (domingo)
16h00 – Ponte Preta x Náutico
16h00 – Vitória x Chapecoense

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.