em

Operário faz mudanças na comissão técnica

Elenco do Operário faz primeira movimentação sob coordenação de novo preparador físico. Foto: André Jonsson/OFEC

O Operário Ferroviário voltou aos trabalhos em Vila Oficinas nesta segunda-feira (3). Após um mês de férias, jogadores participaram das primeiras movimentações de pré-temporada. Serão 20 dias de treinamentos até a estreia do Campeonato Paranaense, contra o União, de Francisco Beltrão. Apesar da expectativa por novos jogadores, as mudanças mais significativas do clube no primeiro dia estão na comissão técnica comandada pelo treinador Ricardo Catalá.

Luiz Fernando de Andrade Teixeira, Douglas Neso e Marcelo Boff são os três profissionais que passam a integrar a comissão da equipe profissional. A chegada do trio foi oficializada ainda no domingo (2) por meio das redes sociais do clube.

Preparação física

Luiz Fernando de Andrade Teixeira tem 35 anos. Ele é natural de São Paulo, formado em Educação Física pela FEFIS e se tornou especialista em treinamento desportivo pela FMU e em fisiologia do exercício pela UNIFESP.

O preparador tem passagens recentes por Corinthians (SP), Desportivo Brasil (SP), Portuguesa (SP) e Bahia (BA).

Na preparação do Fantasma vai substituir Rafael Tamarindo, que havia chegado na reta final da Série B 2021 ao lado de Ricardo Catalá.

Como curiosidade, Luiz Fernando de Andrade Teixeira é irmão do narrador e apresentador dos canais ESPN/Fox Sports, Paulo Andrade.

Preparação de goleiros

Natural de Caxias do Sul (RS) e bacharel em Educação Física, Douglas Neso assume como preparador de goleiros da equipe profissional do Operário. Ele possui especialização em Fisiologia do Exercício, Aprendizagem Motora e Neuroeducação.

Douglas Neso atuou como preparador de goleiros no Juventude (RS), Ferroviária (SP) e Athletico Paranaense. Ele vai ocupar a vaga de Osmar, ex-goleiro do Fantasma e considerado figura simbólica de Vila Oficinas pelo torcedor alvinegro.

Osmar, de 50 anos, se despede do futebol profissional do Operário. Ele chegou à comissão técnica em Vila Oficinas, como preparador de goleiros, em janeiro de 2013 e acumulou três passagens. A última começou em 2015, permanecendo por sete temporadas.

Osmar deixa a equipe profissional do Operário. Foto: Divulgação/OFEC

Osmar ainda segue no clube. No entanto, ele passa a trabalhar em 2022 com as categorias de base do Fantasma “tornando-se peça fundamental para o desenvolvimento de novos atletas, exercendo a nova função de formador de goleiros”, diz a nota oficial do Operário.

Fisioterapia

Na parte médica, o Operário inclui Marcelo Boff na comissão técnica. O profissional estava no Caxias (RS) e exerce a função de fisioterapeuta. “Estou com a expectativa muito grande para que a gente conquiste os objetivos do clube neste ano”, comentou no vídeo de apresentação gravado pelo clube.

Marcelo e os demais profissionais apresentados pelo clube iniciaram os trabalhos com o grupo de jogadores ainda nesta segunda-feira (3).

E o elenco?

A principal novidade do Operário nesta segunda-feira foi a chegada do meio-campista Rafinha, de 22 anos. O jogador tem passagem pelas categorias de base do Corinthians e assinou contrato com o Fantasma até o final do Campeonato Paranaense 2022. Rafinha também acumula passagens recentes por XV de Jaú, Noroeste, Ferroviária, Penapolense e Oeste.

Além dele, estavam em Vila Oficinas outros cinco reforços anunciados pelo clube ao longo do período de férias: os laterais Romário e Arnaldo, os zagueiros Thales e Willian Machado e o volante André Lima.

Lateral Romário faz trabalho com o fisioterapeuta Lucas Moro. Foto: André Jonsson/OFEC

Uma sexta novidade foi a presença do atacante Giovani. Emprestado pelo Atlético Mineiro, ele iria voltar para o Galo no início desta temporada. Porém, o Operário conseguiu negociar a permanência do jogador. Ele fica à disposição do técnico Ricardo Catalá para o Campeonato Paranaense.

Quem não está em Vila Oficinas é Rafael Oller. O meia-atacante que tem contrato com o Operário até 2026 vai jogar o Campeonato Paulista emprestado ao Mirassol.

Assim, o Fantasma inicia a pré-temporada 2022 com 25 jogadores. Os goleiros Simão e Thiago Braga; os laterais Arnaldo, Lucas Mendes, Romário e Fabiano; os zagueiros Reniê, Thales, Rafael Bonfim e Willian Machado; os volantes Leandro Vilela, André Lima e Gustavo Lopes; os meias Tomás Bastos, Marcelo, Leandrinho, Rafael Chorão e Rafinha; e os atacantes Paulo Sérgio, Thomaz Santos, Felipe Garcia, Schumacher, Rodrigo Pimpão, Jean Carlo e Giovani.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.