em

Operário duela para superar trauma de eliminação precoce no Estadual

Operário ainda não venceu o Azuriz na temporada 2021. Foto: André Jonsson/OFEC

O Operário Ferroviário decide nesta quinta-feira (20) o destino que terá no Campeonato Paranaense. Está em jogo uma vaga na semifinal ou a eliminação precoce da competição. O embate é contra o Azuriz, no Germano Krüger, a partir das 16h. O adversário tem a vantagem do empate, pois venceu a primeira partida por 1 a 0.

O Fantasma tem trauma quando o assunto é classificação para fases decisivas do Estadual. Em 2019, com fórmula diferente da atual, houve insucesso. No ano passado, já com formato semelhante ao de 2021, outra frustração.

Naquela oportunidade, o alvinegro também tinha melhor campanha do que o rival, Cianorte, quando chegou ao mata-mata. Chegou a vencer o primeiro jogo como visitante, mas amargou derrota e despedida dentro de casa.

Financeiramente, o Paranaense não tem premiação. Então o que vale a classificação? Além do orgulho próprio por não ‘morrer na praia’ após ter construído a melhor campanha da primeira fase, o Operário garante uma vaga na Copa do Brasil 2022 caso alcance a semifinal. A competição nacional tem premiação ‘gorda’.

No entanto, caso seja eliminado pelo Azuriz, o Fantasma – pelo terceiro ano consecutivo – vai depender do ranking da CBF ou do desempenho de outros paranaenses nas Séries A e B do Brasileirão para obter a vaga na Copa do Brasil.

Placar

De acordo com o regulamento, o Operário precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para avançar direto entre os quatro melhores do Paranaense. Se triunfar por apenas um gol de vantagem, a disputa vai para os pênaltis. Não há gol qualificado fora de casa. Ou seja, placares de 2 a 1; 3 a 2; 4 a 3… favoráveis ao Fantasma levam às penalidades.

Das oito vitórias conquistadas pelo time de Matheus Costa na temporada, quatro foram por dois ou mais gols: 2 a 0 sobre o Juventude Samas, 4 a 0 contra o Athletico, 3 a 0 contra o Cianorte, e 9 a 0 sobre o Cascavel CR.

Já o Azuriz perdeu somente dois jogos neste ano e ambos pela diferença mínima: 1 a 0 (contra FC Cascavel e Cianorte). Em nenhuma partida levou mais de um tento.

Outro fator é que o Operário ostenta a melhor defesa do Estadual com apenas quatro gols sofridos. No entanto, metade deles foram marcados pelo Azuriz: um na primeira fase e outro na ida das quartas de final.

Desfalques

Em relação ao primeiro jogo, disputado na segunda-feira, o técnico Matheus Costa tem um problema para definir a escalação alvinegra. Expulso, o atacante Jean Carlo cumpre suspensão. A tendência é que Thomaz Santos ocupe a vaga no setor ofensivo.

Já o Azuriz guarda três dúvidas. Edson e Vieira, que não estiveram entre os relacionados em Pato Branco, passam por avaliação para que o departamento médico possa liberá-los para a partida. Outro problema é o volante Fábio, ex-Operário e titular da equipe de Fabiano Daitx. Com dores, ele precisa de avaliação do DM para que esteja em campo.

Retorno

Quem deve ser novidade entre os relacionado do Fantasma é o meia-atacante Rafael Oller. Ele deixou o departamento médico nesta semana e já retomou a rotina de treinos após sofrer lesão muscular na coxa.

Ficha técnica

Operário: Simão; Lucas Mendes, Fábio Alemão, Rodolfo Filemon e Djalma Silva; Marcelo Machado, Rafael Chorão e Tomás Bastos; Thomaz Santos, Felipe Garcia e Ricardo Bueno. Técnico: Matheus Costa

Azuriz: Dida; Josué, Salazar, Guarapuava e Mateus; Rezende, Fábio e Ednei; Patrick, Kendy e JP. Técnico: Fabiano Daitx

Data/Horário: 20/05/2021 (quinta-feira), às 16h
Local: Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa
Arbitragem: Leonardo Sígari Zanon (Londrina) auxiliado por Victor Hugo Imazu dos Santos (Uraí) e Alessandro Rodrigues Mori (Londrina)

Quartas de final
(Ida)

Azuriz 1 x 0 Operário
Londrina 1 x 1 Cianorte
Maringá 1 x 2 FC Cascavel

(Volta)
20/05 – 16h

Operário x Azuriz
Cianorte x Londrina
FC Cascavel x Maringá

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.