em

Operário duela com o CRB pela 16ª rodada da Série B do Brasileiro

Meta do Fantasma é não desgarrar da parte de cima da classificação

Foto: José Tramontin/OFEC

O lema do Operário Ferroviário na Série B do Campeonato Brasileiro é recuperar os pontos perdidos recentemente. A oportunidade surge neste sábado (17), em Maceió (AL), onde o Fantasma visita o CRB pela 16ª rodada. A bola rola no Estádio Rei Pelé a partir das 18h30.

Um revés no nordeste pode ser desastroso para a equipe comandada por Gerson Gusmão. Se perder, o Operário pode cair até para o 11° lugar, com 22 pontos, caso Sampaio Corrêa e Confiança vençam as respectivas partidas no final de semana. Esta seria a pior colocação do clube desde o início da competição.

Em contrapartida, um triunfo em Alagoas permitirá que o alvinegro cole novamente no ‘G4’ – setor que Gerson Gusmão não pretende perder de vista.

“Precisamos estar atentos àquilo que a equipe adversária vem enfrentando como dificuldade nos últimos jogo e também nos prepararmos para aquilo que o CRB tem de pontos fortes. Vai ser mais um jogo importante, decisivo. Temos que pensar não só na equipe do CRB, mas também no que precisamos melhorar, no que temos que ajustar para a equipe continuar evoluindo e buscar os objetivos na competição”, declarou Gersinho antes do embarque.

O treinador tem quatro desfalques certos para o embate no nordeste. O lateral Alex Silva, o meia Thomaz Santos e o atacante Jean Carlo estão em tratamento e permanecem vetados. O goleiro Rodrigo Viana, que testou positivo para covid-19 na semana passada, segue em isolamento.

O adversário

O CRB tem 20 pontos na Série B: cinco vitórias, cinco empates e cinco derrotas. Na 15ª rodada, o time alagoano perdeu para o Guarani por 3 a 1 fora de casa. E, na quarta-feira (14), fez jogo atrasado contra a Chapecoense (SC) dentro de casa; o placar terminou em 1 a 0 para os catarinenses.

O time comandado por Marcelo Cabo tem como artilheiro Léo Gamalho, com oito gols no Brasileiro. Porém, o centroavante se despediu do clube há quase três semanas e deixou uma lacuna no ataque. Safira – ex-Londrina – é uma das apostas para suprir a ausência.

O CRB tem outros nomes conhecidos que passaram pelo futebol paranaense. São os casos do goleiro Edson Mardden (ex-Arapongas e Nacional), do lateral direito Reginaldo (ex-Maringá, Coritiba, Londrina e Athletico), do lateral esquerdo Igor (ex-Paraná) e dos atacantes Iago Dias (ex-Coritiba) e Luidy (ex-Londrina).

O nome mais popular é do zagueiro Gum, de 34 anos, campeão nacional pelo Fluminense.

Retrospecto

Em 2019, as equipes se enfrentaram pela Série B duas vezes. No primeiro turno, vitória do Operário por 2 a 1 no Germano Krüger, com gols de Felipe Augusto e Lucas Batatinha; e, no segundo turno, empate sem gols em Maceió.

Renovação com Simão

Ídolo da torcida pelos títulos conquistados entre 2016 e 2018, o goleiro Simão ampliou o vínculo com o Operário Ferroviário. O novo acordo do atleta tem duração até 4 de dezembro de 2022. O contrato está registrado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.

Apesar disso, Simão permanece longe de Ponta Grossa. O ‘camisa 1’ está emprestado ao Paços de Ferreira, de Portugal, onde se recupera de um rompimento do tendão de aquiles.

O clube português segue com a opção de compra do jogador, mas ainda não a exerceu. O goleiro está no velho continente desde o final de julho do ano passado. Ele deixou o Fantasma com exatos 100 jogos oficiais disputados. Foram 59 vitórias, 25 empates e 16 derrotas. No período conquistou a Taça FPF, Divisão de Acesso do Paranaense, Séries D e C do Campeonato Brasileiro.

Ficha técnica

CRB: Edson Mardden; Reginaldo, Gum, Reginaldo Júnior e Igor Cariús; Claudinei, Moacir e Diego Torres; Iago, Pablo Dyego e Safira. Técnico: Marcelo Cabo

Operário:
Thiago Braga; Sávio, Ricardo Silva (Rafael Bonfim), Reniê e Julinho; Mazinho (Pedro Ken), Tomás Bastos, Marcelo e Clayton; Lucas Batatinha e Jefinho. Técnico: Gerson Gusmão

Data/Horário:
17/10/2020 (sábado), às 18h30
Local:
Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL)
Arbitragem:
Paulo Henrique Schleich Vollkopf (MS) auxiliado por Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Ruy César Lavarda Ferreira (MS)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.