em

Operário domina e vence o Vasco, no Rio, pela estreia da Série B

Foto: André Jonsson/OFEC

Zebra? Para quem já tinha visto o dono da melhor campanha geral do Campeonato Paranaense atuar, o Operário foi zero surpresa. O Fantasma dominou o Vasco, em São Januário, no Rio de Janeiro, e venceu por 2 a 0 a partida de estreia na Série B do Campeonato Brasileiro, disputada na manhã deste sábado (29).

Os gols saíram em lances estratégicos. O alvinegro pressionou o rival, forçou erros e saiu para o abraço com Leandrinho e Ricardo Bueno. O resultado deixa a equipe na liderança provisória da competição pelo saldo de gols. O tradicional Vasco é o lanterna.

1° tempo

Matheus Costa prometeu e cumpriu. O Operário, mesmo longe de casa, se impôs. Uma imposição com inteligência, ‘mordendo’ o rival quando não estava com a bola e sufocando a saída de bola vascaína. Na escalação, a única novidade foi o zagueiro Reniê na vaga de Fábio Alemão, que positivou para covid.

E aproveitando o entrosamento, o Fantasma não se intimidou desde o apito inicial. Mesmo sem a posse, o time se alinhava para apertar o adversário. Foi assim que saiu o primeiro gol aos 7 minutos. Felipe Garcia roubou a bola de Zeca, acionou Ricardo Bueno, que tocou para Leandrinho. O camisa 10 bateu cruzado e acertou o canto do experiente Vanderlei.

A toada seguiu a mesma. Na jogada seguinte, Jean Carlo aproveitou vacilo de Ernando e saiu de cara para o gol, mas Vanderlei defendeu com o pé.

Jean Carlo abria espaços com tranquilidade, mas a falta de finalizações calibradas não permitiram que deixasse a marca dele. Foram pelo menos três desperdiçadas. Se o chute não saía a contento, o passe sim. Aos 43 minutos, a defesa falhou na saída, Jean Carlo dominou e deu assistência para o artilheiro Ricardo Bueno, que tocou por cima de Vanderlei: 2 a 0.

Tomás Bastos também passou perto de marcar na primeira etapa, enquanto do outro lado Simão executava importantes intervenções para evitar o gol do Vasco.

2° tempo

Diante da situação adversa, o técnico Marcelo Cabo fez três alterações no intervalo, promovendo as estreias de Daniel Amorim e Sarrafiore, reforços anunciados pelo clube carioca nesta semana. Também entrou o atacante Léo Jabá.

Por conta do placar favorável e do forte calor no Rio, o Operário apostou no controle de jogo para manter a vantagem. Isso não impediu chances claras. Aos 4 minutos, Rafael Chorão, em chute de longa distância, acertou a trave de Vanderlei.

O Vasco, por sua vez, assustou aos 9, quando Germán Cano acabou travado por Reniê na pequena área. Lance fundamental do zagueiro. Os cariocas começavam a apresentar volume. Matheus Costa respondeu com as entradas de Leandro Vilela e Rodrigo Pimpão, estreante do Fantasma.

As poucas oportunidades vascaínas seguiam parando nas mãos de Simão. Na frente, o Operário permanecia perigoso. Ricardo Bueno e Marcelo, que entrou na etapa complementar, criavam as chances. Mas a principal ficou por conta de Rodrigo Pimpão. O reforço alvinegro bateu por cima de Vanderlei e acertou o travessão. Não fez falta. O Fantasma deixa o Rio de Janeiro com três pontos na bagagem e mostrando qualidade para o país.

Próxima rodada

O calendário apertado não permite muito tempo de comemoração ao Operário. O Fantasma volta a campo nesta terça-feira (1°), quando enfrenta o Guarani. A partida tem como palco o Couto Pereira, em Curitiba, pois o gramado do Germano Krüger passa por manutenção. A bola rola às 19h.

Já o Vasco tenta a recuperação contra a Ponte Preta, domingo (6), às 16h, em Campinas.

Ficha Técnica

Vasco: Vanderlei; Léo Matos, Ernando, Ricardo Graça e Zeca (Riquelme); Andrey, Matías Galarza (Sarrafiore) e Morato (Léo Jabá); Figueiredo (Daniel Amorim), Gabriel Pec (Vinícius) e Germán Cano. Técnico: Marcelo Cabo

Operário: Simão; Alex Silva (Lucas Mendes), Reniê, Rodolfo Filemon e Djalma Silva (Fabiano); Rafael Chorão (Marcelo), Tomás Bastos e Leandrinho (Leandro Vilela); Jean Carlo (Rodrigo Pimpão), Felipe Garcia e Ricardo Bueno. Técnico: Matheus Costa

Gols: Leandrinho (Operário) aos 7 minutos e Ricardo Bueno (Operário) aos 43 minutos do 1° tempo.
Cartão amarelo: Leandrinho (Operário)

Data/Horário: 29/05/2021 (sábado), às 11h
Local: Estádio São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Arbitragem: Thiago Luís Scarascati (SP) auxiliado por Daniel Paulo Ziolli (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.