em

Com um a menos por 86 minutos, Operário se desdobra e bate o Remo

Thomaz Santos marcou o gol da vitória em Belém. Foto: Gabriel Thá/OFEC

O Operário Ferroviário suou a camisa e correu dobrado sob o calor de 33°C de Belém (PA). O time que perdeu um jogador ainda nos primeiros minutos não se abateu e, com inteligência para atuar, venceu o Remo por 1 a 0, na tarde desta sexta (6), pela 16ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

O resultado positivo conquistado longe de Ponta Grossa leva o Fantasma para os 24 pontos, ocupando provisoriamente a 7ª colocação na classificação. Já o rival paraense, que vinha de quatro vitórias nos últimos cinco jogos, fica no 12° lugar com 19.

Tudo errado

O Operário vinha de fase instável e havia sofrido dolorosa derrota para o Goiás há uma semana, também longe do Germano Krüger. Sem o artilheiro que se despediu do clube, a incerteza sobre o que estava por vir era grande mesmo nos otimistas torcedores.

E o cenário piorou logo aos 4 minutos de bola rolando. Rafael Chorão chegou com as travas da chuteira no joelho do adversário. Na frente do árbitro. Dyorgines José Padovani de Andrade não titubeou e mandou Chorão para o chuveiro mais cedo. Cartão vermelho.

A situação ficou pior aos 10 minutos, quando o meia Leandrinho caiu no gramado com as mãos no joelho. Mais uma das inúmeras contusões. O camisa 10 deixou o campo para a entrada do volante Marcelo Santos.

Superação

Apesar das circunstâncias negativas, o Operário mostrou mais futebol do que o Remo. Thomaz Santos, que estava substituindo Felipe Garcia, chegou perto de marcar. Os paraenses responderam com Gedoz, que parou em defesa de Simão.

O primeiro tempo foi de poucas finalizações. O Fantasma se segurava para evitar exposição desnecessária, enquanto o Remo tinha quase toda a posse de bola: 71%.

Bronca certeira

Antes do embarque para Belém, o técnico Matheus Costa disse em entrevista coletiva que alguns jogadores precisavam “assumir responsabilidades”. O foco principal estava em Thomaz Santos e Rodrigo Pimpão. Ambos são experientes e considerados boas peças no elenco. No entanto, não vinham apresentando o retorno esperado.

O puxão de orelha foi certeiro. Thomaz Santos entendeu o recado. Aos 19 minutos da etapa complementar, ele avançou para cima da marcação, levou até a meia-lua e bateu no canto de Vinícius, abrindo o placar no Estádio Baenão: 1 a 0 para o Fantasma.

Minutos antes do gol, o alvinegro havia acertado a trave de Vinícius em chute de Paulo Sérgio, mas o Remo tinha respondido. Rafinha também acertou o poste de Simão.

A partir do gol, o Operário se retraiu para segurar o placar. O adversário foi só pressão, mas não teve jeito. A quente tarde do Norte brasileiro estava propícia para comemoração do Fantasma.

“Essa vitória é muito importante. Nossa equipe tem passado por algumas dificuldades, mas temos superado. O Operário é isso aí, é raça. Não tem muitas palavras para descrever essa vitória”, resumiu o zagueiro Fábio Alemão, que atuou na lateral direita mais uma vez, em entrevista ao Sportv.

Próximo jogo

Pela 17ª rodada da Série B, o Operário volta a atuar no Germano Krüger. O duelo em Ponta Grossa é contra o tradicional Botafogo (RJ) – atual 10° colocado. O embate entre os dois clubes está agendado para quinta-feira (12), a partir das 21h30.

Ficha Técnica

Remo: Vinícius; Thiago Ennes (Wellington Silva), Romércio, Kevem e Igor Fernandes; Pingo (Marcos Júnior), Lucas Siqueira, Matheus Oliveira (Rafinha), Felipe Gedoz (Renan Gorne) e Arthur (Tiago Miranda); Lucas Tocantins. Técnico: Felipe Conceição

Operário: Simão; Fábio Alemão, Reniê, Rodolfo Filemon (Zémarcio) e Fabiano; Leandro Vilela, Rafael Chorão e Leandrinho (Marcelo Santos); Rodrigo Pimpão (Cleyton), Thomaz Santos (Odivan) e Paulo Sérgio (Schumacher). Técnico: Matheus Costa

Gol: Thomaz Santos (Operário) aos 19 minutos do 2° tempo.
Cartões amarelos: Pingo, Marcos Júnior e Kevem (Remo); Fábio Alemão e Cleyton (Operário)
Cartão vermelho: Rafael Chorão (Operário)

Local: Estádio Baenão, em Belém (PA)
Arbitragem: Dyorgines José Padovani de Andrade (ES) auxiliado por Fabiano da Silva Ramires (ES) e Fábio Faustino dos Santos (ES)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.