em

Operação prende integrantes de organização criminosa em Ponta Grossa

Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil de Ponta Grossa, em operação integrada com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime (Gaeco), deflagrou a operação Aracne, tendo cumprido, na manhã de quinta-feira (15), 13 mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão de integrantes de organização criminosa envolvida na prática de golpes na internet.

Trata-se da continuidade de investigações que culminaram nos cumprimentos de mandados de busca e apreensão em outubro do ano passado. Na ocasião, foram apreendidos mais de 80 cartões bancários, além de uma dezena de maquinetas de cartão e armas de fogo.

“Com o avanço das investigações no âmbito da Polícia Civil, com troca de informações com o Gaeco, constatou-se que os suspeitos integravam uma organização criminosa especializada em aplicar golpes através da internet, dos quais representamos pela prisão preventiva dos mesmos”, disse o delegado Fernando Jasinski, responsável pelas investigações.

Segundo Jasinski, a organização aplicava os golpes valendo-se de sites falsos para captar dados privados financeiros das vítimas através do encaminhamento de boletos falsos como faturas de cartão de crédito, IPVA, entre outras cobranças. Os criminosos também são suspeitos de persuadir as vítimas para obter dados pessoais e bancários.

“A quadrilha, com a finalidade de ocultar a origem dos valores, valia-se de contas bancárias de laranjas, realizando operações financeiras de grande vulto. Ainda durante o curso da operação foi apurado apurou-se, em um único dia, foi realizada uma movimentação no valor de R$ 1,5 milhão. Também observamos intensas movimentações de operações financeiras em praticamente todos os dias”, disse o delegado.

Jasinski disse ainda que estima-se que a quadrilha tenha feito inúmeras vítimas, gerando prejuízo milionário. “Eles realizavam diversos saques de moedas estrangeiras e, além disso, os golpes não eram praticados aqui na cidade. As investigações seguem agora para o aprofundamento da identificação das vítimas”, informou.

Prisões

Ao todo foram presos dois homens, de 34 anos e 28 anos, além de uma mulher de 21 anos. As prisões ocorreram no bairro Contorno. Também foi preso, no bairro Nova Rússia, um homem de 68 anos de posse de um revólver 38, com 53 munições do respectivo calibre. Os envolvidos estão agora à disposição da Justiça.

Apreensões

Durante as buscas também foram apreendidos 80 cartões bancários, celulares, relógios, dispositivos informáticos, seis veículos, uma motocicleta, além de outros objetos de valor e certa quantia em dinheiro.

A ação também resultou na apreensão de uma pistola 9mm, com 2 carregadores, totalizando 30 munições do mesmo calibre, com registro, “medida com a finalidade de impossibilitar a fruição dos proventos dos delitos e viabilização de eventual ressarcimento de danos”, complementou o delegado.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.