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Obras em rodovias impactam rotina de motoristas e vizinhança

Com reformas tanto na Souza Naves quanto na PR-151, população cita pontos de risco; PRF, AMTT e CCR RodoNorte atuam para amenizar situação

Sinalização e respeito às leis de trânsito são preocupações de quem convive com as obras. Foto: Arquivo DC

Toda obra traz contratempos e em Ponta Grossa não é diferente. As melhorias simultâneas na PR-151 e na Avenida Souza Naves – trecho urbano da BR-373 – estão causando queixas de motoristas e moradores de regiões próximas das construções. As reivindicações abordam aspectos diferentes do trânsito e estão sob análise dos órgãos responsáveis.

A zeladora Elaine Ribas mora em Carambeí e diariamente vem a Ponta Grossa de moto para trabalhar. Usuária ativa da PR-151 há três anos, ela reconhece a importância da melhoria no trevo secundário que dá acesso à cidade, mas demonstra uma preocupação momentânea.

“Estou muito preocupada com o trânsito na 151, na construção do viaduto sentido a Carambeí. Está muito perigoso. Tenho medo do trânsito devagar naquela região. Geralmente causa acidente com carretas, por exemplo. Uma sinalização mais forte evita acidentes”, indica.

Para o início das obras, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) – por meio de comissão interna – realizou reuniões com a concessionária CCR RodoNorte e com a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT). A intenção foi auxiliar nas propostas para diminuição dos impactos no trânsito local.

Para a concessionária, a PRF solicitou, por exemplo, instalação de lombadas físicas nas áreas em obra e melhoria da sinalização noturna das obras. Em nota, a CCR RodoNorte esclarece que todas as mudanças de tráfego nos locais de obras em Ponta Grossa são fundamentais para o andamento dos trabalhos e para garantir a segurança de trabalhadores, motoristas e moradores da região. “Todas as adequações feitas pela concessionária são articuladas em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal”, reforça o comunicado.

“Desde o início das obras, todos os pontos receberam reforço na sinalização vertical e horizontal, incluindo a proibição do uso do acostamento como estacionamento. Além disso, as medidas também contemplam instalação de dispositivos para controle de velocidade, como a implantação de lombadas, e orientações aos condutores que trafegam na região”, completa.

Rota alternativa representa perigo

Morador do Parque do Café, Marcos Scheifer há anos pede redutores de velocidade na Rua Olívio Scorsim. A situação da vizinhança piorou com as obras na Avenida Souza Naves, pois motoristas estão usando a via como rota alternativa. Ele relata que dezenas de veículos, inclusive caminhões, passam acima do limite permitido, que é de 40km/h.

“A gente vê cada absurdo aqui. Já tivemos atropelamentos em anos anteriores e agora o fluxo aumentou após as obras. Temos muitas crianças na vizinhança, animais de estimação também. O pessoal não respeita. Precisava de lombada ou algum outro redutor de velocidade, pois está ficando cada dia pior”, relata Marcos Scheifer.

Na reunião antes do início das obras, a PRF fez solicitações à AMTT. Uma delas é a adequação e construção de rotas alternativas paralelas à Souza Naves. Esta sugestão está em andamento e uma nova via ligará o Parque do Café, Sabará e Nova Rússia pelo sentido Norte-Sul.

Em relação específica à Rua Olívio Scorsim, a AMTT informa por meio de nota que já está avaliando as condições da via e deve enviar técnicos nos próximos dias para analisar a viabilidade da implantação de redutores de velocidade.

Contato com a PRF

A PRF orienta para que a população que trafega pela Avenida Souza Naves comunique qualquer fator que atente à segurança do trânsito no local. As informações podem ser repassadas diretamente pelo fone da PRF: 191.

Sugestões da PRF

À concessionária
– Instalação de lombadas físicas na área das obras;
– Fluxo canalizado nos cruzamentos dos retornos do km 174 e 175;
– Elevação da altura das lombadas para a medida padrão;
– Melhoria da sinalização noturna das obras;
– Uso do sistema de comporta no fluxo principal;
– Colocação de linha amarela contínua no acostamento;
– Colocação de placas para proibir o estacionamento no trecho em obras;
– Colocação de placas de redução de velocidade no Trevo Eurico Rosas;
– Rota alternativa de retorno Bairro x Bairro pela Praça da Boa Vista.

À AMTT
– Adequação e construção de rotas alternativas paralelas à Av. Souza Naves;
– Aumento do tempo semafórico no cruzamento da Rua D. Pedro II;
– Sinalização das rotas alternativas por placas indicativas de sentido.

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