em

Nova cadeia de Ponta Grossa será entregue no 1º semestre de 2021

As obras da nova cadeia pública de Ponta Grossa já estão cerca de 30% executadas, segundo levantamento repassado pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná ao jornal Diário dos Campos. Conforme informado pelo estado, a obra iniciada em setembro de 2019 ocorre dentro do cronograma e deve ser concluída ainda no primeiro semestre de 2021.

A unidade, que teve um investimento de R$ 18,7 milhões, abrirá 752 novas vagas para a custódia dos detentos e faz parte do programa de obras, dentre construções e ampliações para o sistema prisional do Paraná, que vai gerar mais de 7 mil novas vagas. A cadeia será ao lado da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa e terá 6.832 m².

A nova unidade deve readequar a população carcerária do município que, atualmente, conta com 1,6 mil detentos em suas três unidades prisionais: Cadeia Pública Hildebrando de Souza, Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG) e Centro de Regime Semi-aberto de Ponta Grossa.

Contratações

Para inaugurar a cadeia, o estado precisará contratar novos servidores. Em relação a estes contratos, o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) esclareceu que a admissão de guardas prisionais, por processo seletivo simplificado, está em fase final de contratação. O Depen não informou quantas servidores serão efetivados.

Sistema carcerário

Com recursos próprios e convênios com o governo federal, a Secretaria de Segurança Pública deve abrir vagas para detentos nos seguintes locais: Centro de Integração Social de Campo Mourão (216 vagas), a Cadeia de Jovens Adultos de Piraquara (382 vagas), a Cadeia de Londrina (752 vagas), a Cadeia de Guaíra (752 vagas), a Cadeia de Foz do Iguaçu (752 vagas), e a Cadeia de Ponta Grossa (752 vagas), além de ampliar a Casa de Custódia de Piraquara (334 vagas), a Penitenciária Estadual de Piraquara I (501 vagas) e a Penitenciária Industrial de Cascavel (334 vagas).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.