em

Nascimentos superam óbitos em Ponta Grossa no mês de maio

Emelin se preocupou com a pandemia antes da chegada de Benjamin. Foto: Fábio Matavelli

Mesmo com a pandemia ainda apresentando números alarmantes, Ponta Grossa conseguiu reverter uma estatística preocupante: a quantidade de crianças nascendo voltou a ser maior do que os óbitos computados. Os dados são do Portal da Transparência do Registro Civil Nacional e mostram que em maio há 57 pessoas a mais na principal cidade dos Campos Gerais.

De acordo com as estatísticas preliminares, Ponta Grossa registrou 377 nascimentos no quinto mês de 2021 ante 320 mortes. A diferença entre os dados ainda está pequena, visto que em condições normais esse número estaria superior a 150.

Como exemplo há janeiro e fevereiro deste ano. O primeiro somou 165 nascimentos a mais. O segundo teve 186.

Apesar da reversão obtida em maio, os números brutos ainda exibem alta de óbitos. Antes da pandemia, Ponta Grossa tinha em média 210 mortes a cada mês. Pelo terceiro mês seguido há mais de 300 vidas perdidas por diferentes razões e uma das principais é a covid.

A quantidade de crianças que nascem também está reduzida. No ano passado, a taxa de natalidade caiu 11,6% em comparação com o ano anterior. Segundo o Registro Civil, em 2020 nasceram 5.129 crianças, 670 a menos do que em 2019, quando 5.799 nasceram na cidade.
Antes da pandemia, a média era de 480 mulheres dando a luz em Ponta Grossa. Agora há menos de 400.

Muitas deixam para depois os planos de engravidar por conta da fase sanitária que vive o país ou mesmo por questões econômicas. No entanto, há aquelas pegas sem esperar. Uma delas é Emelin Melo, que não planejava ter o pequeno Benjamin. Nascido há cinco dias, ele pegou a novata mamãe de surpresa durante a gravidez.

“Quando descobri, tinha preocupação pela pandemia, mas, tomando todos os cuidados necessários, deu tudo certo ao longo dos meses de espera”, conta Emelin.

Agravamento

Em março deste ano, Ponta Grossa registrou total de 509 mortes, sendo aproximadamente 40% delas causadas por complicações da infecção do coronavírus. Por outro lado, naquele mês foram computados 419 nascimentos. O saldo foi de 90 vidas perdidas a mais do que crianças que vieram à luz. Foi a primeira vez, desde o início da série histórica de 2015, que a cidade apresentou deficit populacional, conforme o Registro Civil.

Maio tem queda de mortes por covid

Ponta Grossa fechou o quinto mês de 2021 com menos mortes por covid em relação a abril. Nos 31 dias de maio, a cidade computou 117 vidas perdidas em decorrência da doença. No mês anterior foram 179. Os números foram obtidos por meio dos boletins publicados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Mesmo com a redução no comparativo, a média de falecimentos está bem acima daquela apresentada no início da pandemia. Em agosto do ano passado, na pior fase de 2020, Ponta Grossa tinha aproximadamente duas perdas por dia. Em maio de 2021, já com a vacinação em andamento para públicos mais vulneráveis, foram quase quatro a cada 24 horas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.