em

PG tem mais mortes do que nascimentos pelo 2° mês seguido

Foto do trânsito de Ponta Grossa
Foto: Arquivo DC

Ponta Grossa virou o mês com decréscimo populacional. É o que mostram dados preliminares colhidos pela reportagem do dcmais no Portal da Transparência do Registro Civil Nacional. A consulta online ao sistema foi realizada na tarde desta sexta-feira (30). Este é o segundo mês consecutivo que a principal cidade dos Campos Gerais apresenta mais mortes do que nascimentos. O movimento de queda é reflexo do agravamento da pandemia, que começou em março e perdurou nas primeiras semanas de abril.

Apesar da constatação negativa por dois meses, os números mostram melhora no cenário comparado a março, quando o município teve 90 mortes a mais do que nascimentos. Agora o déficit é de apenas 12.

Outra perspectiva que mostra um melhor controle pandêmico é a quantidade total de óbitos entre os dois meses. Foram 113 mortes a menos em abril – queda de 22,2%. No entanto, o número de vidas ponta-grossenses perdidas permanece acima da média. O normal é Ponta Grossa ter de 200 a 250 emissões de certidões de óbitos no período de 30 dias. Abril ainda fechou com quase 400.

Nos primeiros 120 dias deste ano, a cidade se despediu de 1.501 pessoas – mais da metade do total contabilizado nos 12 meses de 2020, quando houve 2.494 óbitos. Se permanecer nessa perspectiva, o município fechará 2021 com mais de 4,5 mil perdas. Será o recorde absoluto da série histórica do Registro Civil Nacional, que começou em 2015.

Natalidade

Uma preocupação a médio e longo prazo é a quantidade de crianças que nascem. A pandemia derrubou a natalidade. Antes do início da circulação do coronavírus, Ponta Grossa tinha de 480 a 510 emissões de certidões de nascimento por mês. No ano passado, caiu para 427. Janeiro e fevereiro de 2021 mostraram dados mais animadores, o que não se configurou em março e abril.

No quarto mês do ano, a cidade não atingiu 400 nascimentos, conforme mostra o Portal da Transparência. Contudo, as estatísticas de abril ainda podem apresentar variação durante o começo de maio, pois os cartórios possuem prazo de dez dias para o registro das certidões.

Paraná e Brasil

Ponta Grossa não seguiu o que se apresenta nos dados do Paraná e do Brasil. Ambos estão acima da média na quantidade de mortes e abaixo nos nascimentos. Em contrapartida, nem o estado e nem o país mostram decrescimento populacional em abril, o que era tendência no início do mês.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.