em

Motoristas de aplicativos fazem protesto em ruas de PG

Um grupo de motoristas autônomos que trabalham por meio do uso de aplicativos de celular realizaram manifestação, na manhã desta segunda-feira (26), em Ponta Grossa. Eles se reuniram nas imediações do Centro de Eventos e, em sinal de protesto contra o Projeto de Lei 5587/16, fizeram uma carreata que cruzou o Centro da cidade.

O Projeto, chamado PLC 28/2017 no Senado, recebeu emendas que atendem aos anseios desse público. O texto deve ser votado na Câmara nesta semana, regulamentando os aplicativos de transporte de passageiros, a exemplo do Uber, e as carreatas aconteceram em várias cidades do País. Outros manifestos estão previstos para ocorrer em Brasília (DF) nesta terça (27) e quarta-feira (28), e o objetivo dos protestantes é garantir que a nova lei não inviabilize suas atividades.

De acordo com Willian Mikoszewski, diretor do grupo Driver Elite Club PG, um dos existentes na cidade, considera que, sem as emendas, o serviço seria muito prejudicado. “A proposta inicial exigia que o veículo estivesse no nome do condutor, por exemplo. Muitas pessoas começam nessa atividade após ficarem desempregados. Há casos em que o uso de carro no nome de outra pessoa é a única forma de trabalhar”, diz.

Pontos retirados do Projeto pelo Senado:

– Obrigatoriedade da placa vermelha

– Obrigatoriedade de o veículo estar no nome do motorista

– Restrição territorial, liberando que motoristas rodem em outros municípios

– Necessidade de licença municipal para exercício de atividade privada

– Competência exclusiva aos municípios e DF para regulamentar o serviço.

Carreata percorreu ruas da cidade (Fábio Matavelli)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.