em

Moradores questionam falta de médico em posto de saúde de PG

Arquivo DC

Os moradores do Jardim Recanto Verde, em Ponta Grossa, questionam a falta de médicos na Unidade de Saúde Angélica Sharise Arruda. Segundo eles, o único profissional que atendia naquela unidade saiu há pouco mais de um mês. Desde então, consultas foram desmarcadas e os pacientes estão precisando procurar por atendimentos em outros postos mais afastados. A Prefeitura de Ponta Grossa promete solução imediata.

“A Unidade de Saúde é nova e foi construída há mais de três anos. Mas poucos funcionários trabalham ali. São poucos enfermeiros e não temos sala de vacinação. E agora estamos enfrentando esse problema da falta de médicos. Os pacientes que tomam remédios controlados estão com receitas vencidas. Eu mesma uso bombinha para bronquite e não posso retirar outra. E se eu tiver uma crise?”, questionou a moradora Thaís Vaz, presidente da Associação de Moradores do Recanto Verde.

Thaís relata ainda que, desde a saída do médico, fez algumas notas junto à Ouvidoria da Fundação Municipal de Saúde (FMS) pedindo por soluções. Ela também publicou um desabafo sobre a situação em suas redes sociais. “Um médico que assumiu no lugar acabou ficando por apenas dois dias e saiu também. É nítido ver o desgaste das equipes de enfermagem e demais funcionários da unidade que já não sabem o que falar para a população”, disse a moradora.

Prefeitura

Em nota, a Fundação Municipal de Saúde confirmou falta de um profissional na unidade e informou que um novo assumirá o cargo nesta quarta-feira (9). “O profissional que atendida no local pediu demissão no mês de maio para assumir uma vaga no Estado. Foi alocado um profissional médico de outra unidade para atender essa comunidade, no entanto, ele pediu desligamento do Programa Mais Médicos (PMM). Mas, a partir de amanhã (9), um novo profissional do programa assumirá os atendimentos no local”, garantiu a pasta.

A FMS informou ainda que a Unidade Angélica Sharise Arruda tem um fluxo relativamente pequeno com somente uma área de abrangência, mas que a intenção é trabalhar com equipe ampliada. “A FMS trabalha para um futuro concurso público para ampliação de servidores da saúde. Quanto a sala de vacinação, temos a intenção de reativar a sala da UBS Antonio Saliba, após a reforma, ela é próxima da Unidade Angélica Sharise”, disse a nota.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.