em

‘Mais Médicos’ divulga quantos profissionais virão para Ponta Grossa

Foto: Divulgação

Foi divulgado no Diário Oficial da União desta terça-feira (18) o edital para adesão e/ou renovação dos municípios ao programa “Mais Médicos” – incluindo Ponta Grossa. No total, são 6.252 vagas em todo o país.

A retomada do programa foi anunciada há cerca de um mês pelo Governo Federal.  Rebatizado de Mais Médicos para o Brasil, o programa, criado em 2013 e marcado pela contratação de médicos cubanos, passa a incluir outras áreas de saúde, como dentistas, enfermeiros e assistentes sociais, e promete priorizar profissionais brasileiros.

De início foi anunciado que do total de novas vagas para este ano, 5 mil – que saltaram para 6,2 mil -seriam abertas por meio de edital dentro de algumas semanas e que as outras 10 mil serão oferecidas em formato que prevê contrapartida de municípios, o que, de acordo com o governo federal, garante às prefeituras menor custo, maior agilidade na reposição do profissional e condições de permanência nessas localidades. O investimento é de R$ 712 milhões por parte da União apenas em 2023.

A previsão é que, até dezembro, cerca de 28 mil profissionais sejam fixados no país, sobretudo em áreas de extrema pobreza. 

Prioridade para brasileiros

Podem participar dos editais do programa Mais Médicos para o Brasil profissionais brasileiros e intercambistas, brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com registro do Ministério da Saúde. Segundo o governo, médicos brasileiros formados no Brasil terão preferência na seleção.

Mais Médicos em Ponta Grossa

A previsão do deputado Aliel Machado, que recentemente esteve reunido com a ministra da Saúde, Nísian Trindade, foi confirmada: Ponta Grossa terá, novamente, 30 profissionais no novo programa Mais Médicos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.