23 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

Lobo Guará é flagrado pela primeira vez no Buraco do Padre


Por Matheus Dias Publicado 23/06/2026 às 11h17
Ouvir: 00:00
Lobo Guará no Buraco do Padre
Lobo Guará no Buraco do Padre. Foto: reprodução.

Um dos animais mais simbólicos da fauna brasileira acaba de protagonizar um registro inédito no Parque de Natureza Buraco do Padre, no Distrito de Itaiacoca, em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais. Pela primeira vez, um lobo-guará foi oficialmente registrado pelas câmeras do projeto próprio de monitoramento da fauna desenvolvido pelo atrativo turístico.

Leia também:

A presença da espécie já era conhecida pela equipe do Parque por meio de vestígios encontrados na área, como pegadas e fezes. No entanto, a captura da imagem representa a primeira comprovação oficial obtida por meio do sistema de monitoramento implantado pelo Buraco do Padre.

O projeto é conduzido por uma equipe técnica especializada e conta com acompanhamento de uma bióloga responsável pela análise e validação dos registros. As câmeras são instaladas em pontos estratégicos da área de conservação para identificar as espécies que utilizam o ambiente e acompanhar seu comportamento.

Para o gestor do Parque de Natureza Buraco do Padre, Alvaro Fernandes Dias Filho, o registro reforça a importância das ações de conservação desenvolvidas no local.

“Sabíamos que o lobo-guará utilizava áreas do Parque, pois já encontrávamos indícios de sua presença, como pegadas e fezes. Agora, com esse registro obtido pelo nosso projeto de monitoramento, temos uma confirmação inédita e extremamente significativa. Além de demonstrar a riqueza da fauna que habita a região, a imagem reforça que a gestão da visitação vem sendo realizada de forma responsável, permitindo que os animais continuem utilizando o ambiente de maneira natural e segura. É um marco importante para o Parque e para os esforços de conservação da biodiversidade”, afirma.

Considerado uma das espécies mais emblemáticas do Brasil, o lobo-guará desempenha papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas, contribuindo para a dispersão de sementes e para a manutenção da biodiversidade. 

“A presença do lobo-guará na área reforça a importância da conservação dos ambientes naturais e da proteção dessa espécie vulnerável. Além de confirmar sua ocorrência na região, o registro evidencia o papel do monitoramento da fauna como ferramenta essencial para o conhecimento da biodiversidade local e o direcionamento de ações de conservação”, explica a bióloga Maria Vitória Ferreira. 

Além de ampliar o conhecimento sobre as espécies presentes na área, o projeto de monitoramento permite avaliar a efetividade das ações de manejo e conservação adotadas pelo Parque, gerando informações que auxiliam na proteção da biodiversidade local.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Matheus Dias
Matheus Dias

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná. Ex-foca do jornal O Estado de S. Paulo e repórter do DC desde 2022. Tem experiência na comunicação corporativa e na assessoria de imprensa de setores público e privado. Apaixonado por histórias e esportes.