em

Julho tem o menor número de mortes por covid em Ponta Grossa

Arte: dcmais

A pandemia de covid mostra desaceleração em Ponta Grossa. Julho terminou como o mês com menor quantidade de óbitos em 2021. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) registrou 49 vidas perdidas em decorrência do coronavírus. A queda é de 69,5% em relação a junho, quando 161 ponta-grossenses perderam a luta contra a doença.

Anteriormente, o mês com menor mortes neste ano era janeiro, com 91 óbitos registrados. Depois de cinco meses seguidos contabilizando mais de 100 perdas a cada período de 30 dias – atingindo o ápice em março com 283, Ponta Grossa voltou a patamares do ano passado.

Inclusive, julho deste ano teve menos óbitos do que agosto e setembro do ano passado, quando a principal cidade dos Campos Gerais passou pela primeira onda expressiva de contaminações.

Por outro lado, os dados disponibilizados pela FMS à reportagem ainda mostram mais de um óbito por dia causado pelo coronavírus no mês.

Ocupação

O mês de julho fica também caracterizado por ser o período em que o sistema de saúde de Ponta Grossa conseguiu retomar a normalidade mesmo com a pandemia ainda presente. Processos eletivos voltaram a ocorrer e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) retornaram com os atendimentos de urgência e emergência para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Há quatro meses o cenário era de caos e superlotação. A UPA Santa Paula chegou a funcionar no modelo de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e fechou as portas para novos atendimentos mais de uma vez por conta da lotação.

O estado como um todo segue tendência semelhante. No último dia 30 o Paraná registrou a menor ocupação de leitos de UTI em nove meses, alcançando marca de 57%.

O Hospital Universitário Regional (HU-UEPG) também apresentou diminuição significativa de internamentos. Dos 70 leitos de Terapia Intensiva – divididos em UTI PA, UTI Covid e UTI Geral – 45 estavam ocupados nesta segunda-feira (2), o que representa 64%.

Ponta Grossa recebe 71% a mais de vacinas

A queda de óbitos coincide com a aceleração da imunização da população contra a covid. Julho representa o mês em que Ponta Grossa mais recebeu vacinas. Enquanto em junho a cidade abrigou 45.333 doses, em julho esse mesmo número subiu para 77.581. O crescimento é de 71,1%.

De acordo com o Vacinômetro Municipal, a Fundação de Saúde aplicou 70.915 doses de imunizantes no sétimo mês do ano. São 39.073 pessoas que receberam a primeira dose e 31.842 que completaram o ciclo de imunização com segunda dose ou dose única. Assim, Ponta Grossa chegou a 242.688 doses aplicadas desde a segunda quinzena de janeiro, quando teve início a vacinação em todo o país.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.