em

Jogadora da região defende o Athletico no Campeonato Brasileiro

Ágatha em lance da partida contra o Sport (PE). Foto: Adriano Fontes/CBF

A volante Ágatha Allana Dadona, que faz parte do projeto Ponta Grossa Soccer Academy – vinculado às escolas de futebol do Operário Ferroviário – está defendendo nesta semana o Athletico Paranaense no Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino Sub-18. O torneio tem chancela da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e reúne alguns dos principais clubes do país.

A chance apareceu por meio de parceria com o Imperial Feminino, da capital do estado. “Ela [Ágatha] conseguiu essa oportunidade incrível de representar o time da capital, levando nossa história e nossa formação para longe”, comemorou a coordenação do projeto ponta-grossense nas redes sociais.

Nascida em outubro de 2002 na cidade de Rebouças, a 100 quilômetros de Ponta Grossa, a jogadora está com 18 anos de idade e vem se desenvolvendo passo a passo. No ano passado, após seletiva de cinco dias, esteve no elenco da Chapecoense (SC), clube pelo qual disputou o Brasileiro Feminino A2. Foi a primeira avaliação de um grande clube pela qual passou.

No entanto, antes de aparecer em equipes reconhecidas no cenário nacional, a meio-campista defendia times da região. Em 2019, por exemplo, Ágatha conquistou a Fase Regional dos Jogos Escolares Bom de Bola – evento organizado pelo Governo do Estado. Vestia a camisa do Colégio Estadual Faxinal dos Francos, de Rebouças.

Naquela oportunidade, usando a ‘11’ nas costas, ela jogava pela categoria de 15 a 17 anos. Na decisão, a equipe liderada por Ágatha venceu o Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira, de Irati, por 2 a 0.

“Muitos não acreditam na gente por sermos equipe feminina. Porém, nós mesmas acreditamos com muita confiança”, disse na época. O gosto pelo esporte vem de família, visto que a mãe da garota também atua em competições na região de Irati.

Cinco partidas pelo Athletico

O Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18 começou para o Athletico no último dia 6, em Sorocaba, no interior de São Paulo. Já foram cinco jogos disputados e Ágatha esteve entre as titulares em todos. No entanto, em termos de resultados, o Furacão não vem com boa campanha e está sem chances de avançar à próxima fase.

As rubro-negras acumulam quatro derrotas e um empate. São 4 gols marcados e 14 sofridos. O Grupo B da competição também é composto por Internacional (RS), América (MG) e Sport (PE).

Também estão entre os participantes clubes como Flamengo, Fluminense, São Paulo, Corinthians, Santos e Atlético Mineiro.

O compromisso mais recente de Ágatha e do Athletico foi na manhã desta quarta (14), em derrota para o Inter por 3 a 0. Os três gols do time gaúcho foram anotados pela atacante Kamile ainda no primeiro tempo.

As ‘Gurias’ do Furacão encerram a participação no Brasileiro nesta sexta (16), a partir das 15h30, contra o América (MG).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.