em

JEM não está nos planos do Esporte para o 1° semestre

O educador físico Marco Raasch assumiu em janeiro a Secretaria Municipal de Esportes (SMESP) com o desafio de comandar atividades esportivas dentro de um cenário de pandemia. Por conta disso, a pasta já descarta organizar os jogos oficiais de Ponta Grossa, como JEM e JEEM, no primeiro semestre. A meta inicial é levar o esporte e o lazer a diferentes comunidades, dando ‘vida’ a espaços ao ar livre.

“Junto com os nossos diretores desenvolvemos um planejamento específico para o primeiro semestre, desconsiderando atividades coletivas. Portanto, ainda diante deste cenário, não estamos considerando a possibilidade de termos JEM ou JEEM. Existe a possibilidade de organizar essas competições, diante de uma grande mudança de cenário da pandemia, para o segundo semestre”, explica Raasch.

Com essa meta traçada, a equipe da SMESP pretende iniciar no final do próximo mês, a partir do avanço da vacinação contra a covid-19, um ‘projeto piloto’ de esporte e lazer no Parque do Monteiro, no Jardim Carvalho. Ele consiste em organizar atividades recreativas e pequenas competições com participação de famílias, sempre com supervisão de educadores físicos. O trabalho será em conjunto com as pastas de Cultura, Meio Ambiente e Obras.

“Seria uma brincadeira de competir: organizar torneios de dupla de vôlei, utilização da quadra de tênis e basquete 3×3. São exemplos de algumas atividades competitivas que queremos organizar. As recreativas são aquelas infantis nas quais as crianças podem usar cama elástica, piscina de bolinha e fazer brincadeiras lúdicas. Também com estímulo de música, de cuidado com o meio ambiente, mantendo os espaços a céu aberto bem cuidados”, relata o secretário.

Na sequência, a intenção é estender o projeto ao ar livre para o Parque Ambiental e para o Lago de Olarias. “É fazer os parques da cidade acontecerem pra valer”, garante Raasch.

Pista indoor

Uma das novidades estruturais para atletas amadores e profissionais de Ponta Grossa é a construção de uma pista indoor dentro do Ginásio Oscar Pereira. Ela será demarcada na parte superior do espaço, atrás das arquibancadas. O local já é costumeiramente usado para caminhada de frequentadores do ginásio.

“A pista será pintada, demarcada e iluminada. É um projeto que vai proporcionar às pessoas corrida e caminhada dentro de um espaço seguro, com a presença da Guarda Municipal, sem chuva, vento e nem Sol. O Oscar Pereira ainda tem um estacionamento para comodidade”, diz Raasch.

A intenção é que os recursos partam da iniciativa privada. “Para tanto é necessário o caminho do chamamento público e isso deve levar uns 20 dias. Estamos buscando os caminhos para inaugurarmos até a primeira quinzena de março”, indica o secretário.

Nomes escolhidos para direção têm forte ligação com a Secretaria

Como grande parte da equipe de professores estava de férias em janeiro, o secretário Marco Raasch apresentou a equipe de diretores da SMESP no segundo mês do ano. A maior parte dos nomes selecionados já estava em gestões anteriores da Secretaria.

O diretor geral é Carlos Henrique Pedroso, que tem 25 anos de atuação na pasta. Nelson Rocha da França Júnior, com 31 anos de serviços, assume pela terceira vez como diretor administrativo. O diretor de esportes é Fabiano Gioppo, que desde 1984 vive no meio esportivo como atleta, técnico e dirigente.

Há também os nomes de Marcelo Brustolin e Noel Kostiuresko. Brustolin permanece no departamento de captação de recursos e planejamento, enquanto Kostiuresko comanda o departamento paradesportivo, que não existia dentro da SMESP.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.