em

Iplan propõe intervenção em Parque Margherita Masini

Construção de edifício de 34 pavimentos pode viabilizar melhorias

Foto de lago no Parque Municipal P+Margherita Masini, em Ponta Grossa
Parque necessita investimentos para que sejam retomadas visitações regulares / Foto: Divulgação

O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Iplan) de Ponta Grossa votou e decidiu propor como medida compensatória a empreendimento privado a realização de intervenções no Parque Margherita Masini. Conforme detalhado em Diário Oficial do Município, um edifício de 34 pavimentos deverá ser erguido na esquina da Rua Joaquim de Paula Xavier com Rua Emílio de Menezes.

O chamado Edifício Reiko Sumikawa teve seu projeto detalhado em Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) entregue ao Iplan em 2020. As medidas compensatórias foram discutidas pelos membros do Iplan em abril, considerando possível impacto na ventilação e iluminação do entorno.

Ao final, ficou proposto que o empreendedor fique responsável pela atualização semafórica no cruzamento entre Balduíno Taques e Joaquim de Paula Xavier, pela nova sinalização em trecho da Rua Emílio de Menezes – que passará a ter sentido único na direção bairro-centro e pela intervenção no Parque Municipal Margherita Masini. No local deverá ser instalado parque infantil, dois decks, academia para 3ª idade, chafariz na entrada, além de cancela e portão de acesso.

Parque Margherita Masini

O parque, localizado entre o Centro e o bairro Estrela, próximo ao Hospital da Criança, possui área de cerca de 58 mil metros quadrados e pertence ao município. Parte havia sido adquirida pelo município em 1985 e, em 2011, foi desapropriado o restante da área, ocasião em que foram pagos cerca de R$ 900 mil ao antigo proprietário. O local foi largamente usado para atividades de lazer e educativas até o início dos anos 2000, ficando sem uso poucos anos depois. Recebeu melhorias em parceria público-privada no final de 2013 mas, nos anos seguintes, voltou a ficar sem utilização.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.