em

Lula mantém 40% dos votos e Bolsonaro cresce, diz Paraná Pesquisas

Foto: Agência Reuters/ Arte DC

A Paraná Pesquisa divulgou nesta quarta-feira (4) sua quinta pesquisa nacional sobre as eleições presidenciais, embate que permanece polarizado entre Lula (40%) e Bolsonaro (35,2%). Em maio, na simulação do primeiro turno, o pré-candidato do PT manteve o mesmo percentual de votos obtidos em abril. Já o pré-candidato do PL cresceu 2,5 pontos percentuais em relação à sondagem anterior. O terceiro colocado, Ciro Gomes (PDT), em um mês foi de 5,4% para 7,4%.

A Paraná Pesquisas sondou também um eventual segundo turno entre o atual presidente da República e o ex-presidente. Se as eleições fossem realizadas ontem, Lula venceria. Faria 46,4% dos votos válidos e Bolsonaro obteria 38,7%. A diferença entre os dois, de 7,7 pontos percentuais, é menor do que na pesquisa de abril, de 8,6 pp. A margem de erro da pesquisa é de 2,2%. Não sabe / Não responderam 3,5% e Nenhum / Branco / Nulo somaram 6,9%.

Na primeira pesquisa da série, realizada em novembro de 2021, Lula tinha 34,9% das intenções de voto no primeiro turno e Bolsonaro 29,2%. A diferença de 5,7 pp. Na sondagem de maio deste ano, a diferença entre os dois no primeiro turno é menor, de 4,8 pp.

A Paraná Pesquisas ouviu presencialmente 2020 eleitores com mais de 16 anos, entre 28 de abril e 3 de maio, em 166 municípios dos 26 Estados e Distrito Federal. Ela foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-09280/2022.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.