em

Internamentos no HU aumentam 10 vezes em cinco anos

Um levantamento estatístico realizado pela administração do Hospital Universitário (HU) a pedido do Diário dos Campos revela a importância que a instituição conquistou no que se refere ao atendimento à população. Conforme apontam os dados anuais de atividades do HU, no local houve um aumento de 10 vezes no número de internamentos realizados entre 2012 e 2017. Nesse período, os internamentos subiram de 1.059 para 10.751.

Também durante esses cinco anos, o número de cirurgias, nas mais diversas especialidades, subiu dos 980 procedimentos para os 4.174 no ano passado. O número de consultas disponibilizadas à população também é significativo. Foram 17.826 em 2012, passado para 66.414 em 2017. Os números de 2018 tendem a superar ou ficar muito próximos do verificado no ano passado. Até o 31 de agosto foram registrados 7.231 internamentos, 3.074 cirurgias e 47.354 consultas no ambulatório de especialidades.

O médico e vice-reitor da UEPG, Everson Krum, que dirigiu a instituição nesse período, comenta que o Hospital Universitário sempre teve dois objetivos: atender ao paciente e vocação ao ensino. “Para que a gente atingisse os resultados que temos hoje foram tomadas medidas como o investimento em equipamentos modernos e em capacitação de profissionais. Isso possibilitou que abríssemos residências médicas e multiprofissionais”, lembra. Em 2013 eram apenas quatro residências médicas. Hoje são 10 residências médicas, além da multiprofissional. “Tendo recursos humanos é possível aumentar a capacidade de atendimentos nas mais diversas áreas”, diz Krum.

O hospital tem perspectiva de ampliação do centro cirúrgico em salas e leitos, criação de um centro de endoscopia e colonoscopia, além da conclusão, até 2019, da maternidade.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.