em

HU ganha ala pediátrica e anuncia novas residências

A Direção do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG) anunciou, na tarde desta segunda-feira (8), o uso de novos equipamentos e serviços na Instituição. A informação foi repassada pelo diretor do HU, Everson Krum. “Já obtivemos o repasse de recursos do juiz federal Antônio César Bochenek para a aquisição de equipamentos que estão em uso, como uma cabine de audiometria, respirador de transporte, camas, e já licitamos a compra de televisores digitais”, mencionou Krum.

O Hospital Universitário ainda teve, nesta segunda-feira, a notícia de que três novos programas de residência multiprofissional foram aprovados pelo Ministério de Educação. A partir de quarta-feira (10), deve ser divulgado pelo Ministério da Saúde o edital para seleção de bolsistas, o que permitirá que 120 residentes possam atuar no HU com bolsas 100%, sendo 100 contemplados com bolsas do governo federal, e outros 20 com bolsas do governo estadual. Desses 120 residentes contemplados, 57 já estão atuando no HU em outros programas, mas 63 serão incluídos a partir dos próximos meses. “Eles irão se somar a outros que já compõem o quadro do Hospital, composto por profissionais do Rio de Janeiro, Belém do Pará e várias outras regiões do País”, descreve o diretor.

Entre as atividades que os residentes irão atuar estão fisioterapia, serviço social, enfermagem, farmácia hospitalar e análises clínicas em urgência e emergência. Por meio da parceria com o Município, eles farão o cuidado pré-hospitalar (na UPA 24 Horas, Hospital Municipal, Hospital da Criança e Samu) e acompanharão os pacientes até a recuperação no HU. Outra parte dos residentes fará o inverso, avaliando o pós-hospitalar de pacientes, em sua reabilitação e saúde funcional, com educação física e fonoaudiologia, já na casa do paciente.

 

Hospital da Criança

O prefeito de Ponta Grossa Marcelo Rangel disse que as residências médicas serão fundamentais para dar maior qualidade aos serviços de saúde no município, e se comprometeu a incrementar os atendimentos em hospitais. “Iremos ativar as cirurgias no Hospital da Criança. Em poucos dias, queremos ter uma unidade cirúrgica dentro do HC, além de ressonância e raio-x. Nosso objetivo é torná-lo um ‘hospital-escola’”, comentou Rangel.

 

Novo mutirão

Segundo Krum,os esforços da equipe do HU também permitiram que fosse zerada a fila para ressonância para a região, graças ao trabalho que é realizado até mesmo aos domingos. Com o objetivo de reduzir o tempo de espera pela realização de procedimentos, a exemplo do recente mutirão para cirurgia de catarata, Krum destacou que o HU fará um mutirão de endoscopia e colonoscopia. “Esse mutirão foi uma proposta de dois de nossos médicos. Eles se ofereceram para fazer esses procedimentos, sendo que o primeiro mutirão deve ocorrer já no próximo sábado, atendendo 20 pacientes”, disse.

 

BOX

Ala pediátrica

As informações foram repassadas durante evento de apresentação da nova ala pediátrica destinada a cirurgias na Instituição. O espaço irá atender crianças, recém-nascidas até os 14 anos, que precisam realizar cirurgias de urgência e emergência. Serão realizadas, ao todo, até 60 cirurgias por mês em pacientes da região que antes precisavam ser transferidos para outras cidades do Estado.

O evento contou com a presença de autoridades diversas, que vieram conferir de perto as instalações, equipamentos e equipes técnicas que farão os atendimentos aos pacientes.

Para o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, a nova ala foi entregue graças à soma de esforços entre os vários poderes, executivo, legislativo e judiciário, e anunciou novo investimento. “Já nos comprometemos em comprar um mamógrafo digital com estereotaxia, que permitirá fazer biópsias com maior rapidez. Procedimentos que levam 3 a 4 meses passarão a ser feitos em 14 dias", disse.

Também estiveram presentes o deputado estadual Márcio Pauliki, deputado federal Sandro Alex, juiz federal Antonio César Bochenek, secretário da Seti João Carlos Gomes, reitor da UEPG Carlos Luciano Sant’Ana Vargas e demais autoridades.

Anúncios foram feitos durante abertura de ala pediátrica (José Aldinan)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.