em

Índice de abandono escolar cai pela metade em Ponta Grossa

A taxa de abandono escolar no ensino fundamental e no ensino médio teve uma redução significativa, em Ponta Grossa, conforme apontam estatística divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em sua página na internet. Quando se analisa a taxa de rendimento escolar por município, Ponta Grossa teve uma diminuição gradativa no número de alunos que deixaram de frequentas as aulas durante o ano letivo.

Conforme apontam os relatórios anuais, em 2015 o município verificou uma taxa de 1,1% de abandono no ensino fundamental e de 8,4% no ensino médio. Em 2018, os números baixaram para 0,6% no ensino fundamental e para 3,8% no ensino médio. Os dados revelam que a taxa de abandono caiu 54,5% no ensino fundamental e 45,2% no ensino médio.

Para a Secretaria de Estado de Educação (Seed), os números são resultado dos esforços por garantir a permanência dos alunos em sala de aula, tanto pela equipe pedagógica das escolas, como também pelo governo e com apoio de órgãos como o Conselho Tutelar. Além disso, o uso da tecnologia, como o registro de presença dos estudantes por meio de aplicativo de celular, confere agilidade e precisão aos registros.

Também no período entre 2015 e 2018 houve melhora na taxa de aprovação dos alunos, que era de 91,5% em 2015 no ensino fundamental, e passou a 92,1% em 2018. No ensino médio, a taxa de aprovação saltou de 78,8% para 82,8%.

 

Otimismo

A assessora de imprensa do Núcleo Regional de Educação nos Campos Gerais, Daniele Abrão, explica que os números tendem a ser ainda melhores a partir do próximo ano, quando serão divulgadas estatísticas referentes a 2019.

“Este ano tivemos dois programas pontuais com relação ao combate ao abandono escolar. O primeiro é um acompanhamento diário chamado Presente Na Escola. São relatórios que verificam as chamadas feitas em sala”, explica. O segundo programa, chamado Se Liga, verifica alunos que tiveram nota baixa um bimestre inteiro, e verifica como auxiliá-lo na aprovação. Se necessário, os pais são convocados e assinam ata, garantindo que estão cientes da situação do filho.

 

Rede municipal tem abandono zero

Para a secretária municipal de Educação, Esméria de Lourdes Saveli, o ensino de qualidade já é um dos motivos para a redução nos índices de abandono escolar. Segundo o Inep, a rede municipal teve índice zero de abandono em 2018. “Quando falamos em escola pública, não basta oferecer a vaga. É preciso garantir as condições de permanência da criança na escola, por meio de políticas públicas voltadas para a educação”, diz. Ela cita a implantação do ensino em tempo integral, o ensino de qualidade, a garantia de alimentação, transporte quando necessário, uniforme, material escolar e o efetivo aprendizado das crianças. “A permanência também está ligada às condições de infraestrutura das escolas e à formação dos professores”, aponta.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.