em

Imóvel histórico de PG passa por vistoria para evitar desabamento

Profissional com doutorado em Engenharia de Estrutura foi contratado para fazer avaliação

Telhado encontra-se com abaulamento visível, aponta Município / Foto: Arquivo DC

A Prefeitura de Ponta Grossa acaba de contratar um empresa para realizar laudo técnico de engenharia referente à cobertura da Estação Paraná. Conforme detalhado em processo que deu origem à contratação, o imóvel histórico encontra-se em situação de emergência, com diversas rachaduras e abaulamento visível do telhado.

O objetivo é executar as obras, “para evitar que os danos se tornem irreversíveis ao ponto de um possível desabamento do edifício, que é um símbolo do processo de modernização e expansão de nosso Município”, conforme texto assinado pela diretora do Departamento de Patrimônio Cultural, Brenda Ascheley de Morais Ferreira.

Imóvel histórico

O imóvel é tombado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (Compac), pela sua importância histórica para a cidade. Por muitos anos, foi a principal estação de trem do município. Mais recentemente, abrigou o maior acervo de documentos público da cidade – a Casa da Memória -, que foi transferido para imóvel alugado devido à necessidade de melhorias no prédio.

O contrato

O contrato 015/2021 firmado com a TESP – Técnica de Estruturas e Projetos Eireli – tem o valor de R$ 4,4 mil e prevê trabalhos a serem desenvolvidos pelos próximos 30 dias. O processo foi feito através da inexigibilidade de licitação. Conforme detalhado nos documentos, a escolha da empresa se deu por estar relacionada ao engenheiro civil João Amilton Mendes, “tendo em vista sua notória formação acadêmica, com doutorado em Engenharia de Estrutura e reconhecida experiência na área”.

Serviços

Entre os serviços a serem executados estão a preparação de desenhos em Autocad da planta e elevação de cada parede da obra, vistoria da edificação e descrição de trincas, extração de medidas e fotos que apontem falhas e facilitem a elucidação dos problemas. Esses itens irão compor laudo técnico, que deverá apontar as medidas a serem adotadas em futura execução de restauro.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.