26 de junho de 2026

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no portal e personalizar a publicidade exibida. Ao continuar navegando, você concorda com este monitoramento. Leia mais na nossa Política de privacidade.

IBGE pede desculpas por atraso no pagamento de recenseadores


Por Luana Souza Publicado 24/08/2022 às 16h53 Atualizado 20/02/2026 às 22h38
Ouvir: 00:00

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) emitiu nota onde pede desculpas aos cerca de 44 mil recenseadores em todo o Brasil devido ao atraso do pagamento de coleta do Censo Demográfico 2022 que iniciou no dia 8 de agosto. O atraso foi divulgado nas redes sociais pelos profissionais.

“O IBGE reconhece e pede desculpas aos recenseadores pela demora na liberação do pagamento referente ao trabalho de coleta do Censo. O Instituto está comprometido em reduzir esses prazos, a partir de mudanças, simplificações nos processos, que serão divulgadas em breve. O IBGE reafirma o compromisso de honrar as suas obrigações em remunerar devidamente todos aqueles que vêm trabalhando na operação censitária”, disse a nota.

O órgão justificou a lentidão devido ao volume de dados pessoais dos recenseadores cadastrados no sistema e processados em curto espaço de tempo. Ao todo são 312 recenseadores previstos para atuar em Ponta Grossa.

Na região são 132 profissionais distribuídos nos municípios de Carambeí, Castro, Ipiranga, Palmeira e Porto Amazonas. No entanto, o IBGE não confirmou quantos deles foram prejudicados com o atraso.

Censo

No Paraná, são mais de 11 mil pessoas, entre recenseadores e agentes censitários. A coleta, o momento em que as pessoas serão visitadas e responderão ao questionário, ocorre de agosto a outubro. A divulgação dos primeiros resultados, inclusive a contagem da população, está prevista para dezembro deste ano.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.