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Campanha do HU busca reduzir acidentes com crianças

O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU) iniciou nesta semana uma série de ações voltadas para a proteção e cuidado com as crianças. Em referência ao Dia das Crianças, celebrado no próximo dia 12, o hospital também iniciou uma campanha pela prevenção de acidentes envolvendo crianças.

Até o final deste ano, pacientes receberão orientações sobre como evitar que os pequenos sejam vítimas de situações que poderiam ser evitadas. A diretora geral do HU, Tatiana Cordeiro, explica que a meta é reduzir as ocorrências atendidas pelo HU. Conforme um levantamento realizado pela instituição, os quatro principais acidentes infantis se referem a traumas (que incluem os acidentes de trânsito), queimaduras, afogamentos e intoxicação.

"Muitos desses casos poderiam ser evitados, com o uso da cadeirinha nos veículos, a supervisão dos pais ou o armazenamento adequado de produtos de limpeza, por exemplo", enumera. Panfletos estão sendo distribuídos aos pais com as dicas de segurança. Um vídeo institucional também será divulgado nas redes sociais e os temas serão mensalmente trabalhados.

A medida teve início nesta terça-feira (9) como parte dos eventos que compõem a Semana das Crianças no HU. Profissionais de medicina e enfermagem se envolveram diretamente em atividades voltadas ao bem estar de pacientes na ala infantil, se vestindo como personagens de contos de fadas e fazendo visitas às enfermarias.

As crianças também receberam a visita do palhaço Picolé e assistiram à apresentação do Coral do Caic, na tarde desta terça-feira.

Queimaduras

Um levantamento realizado pelo DC por meio da consulta ao relatório anual de ocorrências atendidas pelo 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Ponta Grossa, mostrou que o número de casos de crianças vítimas de acidentes com queimaduras oscila bastante nos últimos anos, mas chegou a atingir média superior a duas crianças feridas a cada mês, em 2016. Naquele ano, foram 24 vítimas com menos de 12 anos de idade. Dessas, 12 tinham menos de três anos de idade. O foco da campanha e chamar a atenção dos pais ou responsáveis sobre a importância de manter a supervisão sobre os pequenos.

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