em

Hospital da Criança deve receber 52 leitos do Hospital Universitário

A transferência da maternidade do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU) para o Hospital da Criança Prefeito João Vargas de Oliveira (HC) vai implicar na instalação de 52 novos leitos no HC, segundo informou a assessoria de imprensa da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Segundo a UEPG, irão para o HC 34 leitos de Maternidade, oito leitos de Emergência Cirúrgica Pediátrica e 10 leitos de UTI Neo e Pediátrica. Tão logo ocorra a mudança, a gestão desses setores dentro do hospital municipal será do HU – UEPG.

Para isso, a UEPG informou que irá oferecer profissionais médicos em obstetrícia, pediatria, radiologia e anestesiologia, além de profissionais nas áreas de enfermagem, farmácia, nutrição, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, odontologia e serviço social.

O termo de cooperação elaborado pela UEPG foi publicado em Diário Oficial do Município na semana passada. O texto prevê que os segmentos de Maternidade, UTI Neonatal, UTI Pediátrica e Cirurgia Pediátrica de Emergência do HU serão transferidos para o HC entre 01/07 e 31/12/2020. As tratativas iniciaram há cerca de quatro meses.

 

Equipamentos

A inclusão de novos profissionais no HC também deve permitir ampliar o uso de equipamentos disponíveis, mas que ainda não estão em uso. Um aparelho de radiologia foi recebido em abril, mas segue desativado. Além de ajustes no equipamento, é preciso treinar equipe para operação, já que se trata de uma nova tecnologia. Entre os profissionais que devem ser cedidos pelo HU deve estar o radiologista. A FMS ainda aguarda o término da instalação do novo tomógrafo, recebido mês passado, para que seja realizado o treinamento da nova equipe que passará a atuar no HC já com esses equipamentos recém adquiridos.

 

Responsabilidades

A Sesa ficará responsável pela contratualização do HC, mas, de acordo com sua assessoria de imprensa, as demais atribuições serão de responsabilidade da Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti).

 

Covid-19

Segundo a Sesa, a transferência temporária das atividades do Hospital Universitário da UEPG É oportuna devido à necessidade de ampliação de espaço para ativação de mais leitos para atendimento exclusivo para pacientes com suspeita ou confirmação de covid-19.

 

Número de profissionais ainda é incerto

Ainda não se sabe exatamente o número de profissionais que irão atuar nesse novo formato de Hospital a Criança. A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) também informou que a cessão de profissionais pode não ser imediata. Questionada pela reportagem, a Sesa respondeu que “os servidores que atuarão nos setores do Hospital da Criança serão cedidos temporariamente pelo município, com a complementação do quadro com servidores do Hospital Regional e terceirizados, caso seja necessário”.

A Fundação Municipal de Saúde acrescentou que é necessário que o HU assuma a gestão para dimensionar o serviço e a equipe necessária. A FMS informou que, atualmente, 162 servidores atuam no Hospital da Criança. A capacidade de atendimento no momento é de 28 leitos de internamento.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.