em

Ocupação da ala Covid está em 70% na UTI e leitos clínicos do HU de Ponta Grossa

Dados divulgados nessa quarta-feira (17) pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) e pelo Hospital Universitário dos Campos Gerais (HU) em Ponta Grossa, no Paraná, mostram que a taxa de ocupação dos leitos segue em 70% no setor de UTI. Já entre os leitos clínicos a taxa chegou a 73%. Os números se referem à ala Covid do HU, exclusiva para atendimentos de casos confirmados, suspeitos ou descartados da doença.

Embora a taxa de uso dos leitos de UTI venha recebendo maior destaque pela imprensa e maior preocupação pelas autoridades no setor de saúde, a ampliação no setor de UTI acarretou na diminuição do setor de leitos clínicos. Na prática, 10 dos 25 leitos clínicos foram transformados em leitos de UTI na última semana. Isso fez dobrar o número de leitos de terapia intensiva (de 10 para 20), mas reduziu os de atendimento clínico (de 25 para 15).

Essa transferência fez com que os dois setores da mesma ala agora tenham taxa de ocupação em torno de 70%. Até dia 14 de junho, antes da mudança, a taxa de ocupação de leitos clínicos era de 32%.

De acordo com a assessoria de imprensa do HU, a readequação permitiu ampliar a área de atendimento em casos de maior gravidade, mantendo os cuidados aos pacientes de covid-19 na mesma ala. Existe a previsão de ampliar, também, o número de leitos clínicos. No entanto, isso depende da transferência da maternidade do HU para o Hospital da Criança. As tratativa estão em andamento, mas ainda não há uma data para isso.

 

PG tem mais 13 casos

Mais 13 casos de contágio pelo novo coronavírus foram confirmados pela prefeitura de Ponta Grossa nessa quarta-feira (17). O número consta no boletim oficial da covid-19. Com isso, são 192 casos positivados, dos quais 125 estão com o vírus ativo e outros 67 são pacientes recuperados.

Há 120 pessoas sendo monitoradas em domicílio e quatro em hospitais, sendo três em enfermaria e um em UTI. Dois dos novos casos são profissionais de saúde. Outros nove casos suspeitos de covid-19 estão hospitalizados.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.