em

Hemepar pede ajuda para sangue tipo O negativo

O Hemepar de Ponta Grossa pede a ajuda da população para doação de sangue do tipo O negativo. Segundo o órgão, o período de férias escolares, aliado ao final de ano, reduz a procura por parte da população e consequentemente o estoque de sangue.

No Paraná, para que os estoques se mantenham em níveis adequados em todos os 384 hospitais credenciados, o Hemepar precisa de 14 a 15 mil bolsas de sangue por mês. Isso significa uma média de 700 a 800 doações por dia.

Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos – menores de idade podem doar desde que estejam acompanhados de um responsável. É necessário levar documento oficial com foto.

Após o procedimento, o doador permanece por mais 15 minutos no estabelecimento, onde recebe um lanche. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano – homens a cada 60 dias e mulheres devem respeitar um intervalo de 90 dias entre as doações.

Funcionamento

Em Ponta Grossa, o Hemepar estará fechado no dia 25 de dezembro e 1° de janeiro. Nos demais dias, os atendimentos vão ocorrer de segunda a sexta, das 9 às 16 horas. O prédio está localizado na Rua General Osório, 427, Centro.

Doadores podem ter entre 16 e 69 anos e estar em boas condições de saúde (Foto: José Aldinan)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.